O Medo Terrível de Ser Abandonado na Personalidade Borderline

A pessoa com perturbação de personalidade borderline vive aterrorizada com a possibilidade de vir a ser abandonada.

As mudanças de humor repentinas e estados emocionais intensos, as relações sociais e pessoais instáveis são as características base para a personalidade borderline, mas sobretudo, é o medo do abandono que mais inquieta. 

Viver com um medo constante de ficar sozinho, de ficar isolado, de não ter a  atenção desejada de forma imediata ou até mesmo de ser abandonado, causam uma sensação de mal-estar intenso. Muitas vezes, pelo medo que sentem, acabam mesmo por antecipar, isolando-se voluntariamente dos outros.

As emoções de raiva com intensidade desproporcional são comuns, assim como a sensação de um mundo interior “vazio”. A grande maioria das pessoas com perturbação de personalidade borderline acabam por ter tendência para o consumo de substâncias ilícitas (drogas e álcool) e relações amorosas/sexuais intensas com pouco ou nenhum controlo. 

Aqui também se verifica o comportamento impulsivo e a depreciação da sua própria imagem. A forma como se olham é de incapacidade, inadaptação, inadequação ao sistema e à sociedade. 

O isolamento, o sentimento de abandono e a autodepreciação pode levar a tentativas de suicídio.

Para o tratamento, é fundamental o envolvimento do psiquiatra e do psicólogo.

Quero saber mais sobre a personalidade borderline? clique aqui

#psicologia acompanhamento psicológico ansiedade bem-estar brain cliente coaching consulta psicológica covid-19 crescimento pessoal criança crianças cérebro depressão desenvolvimento humano desenvolvimento pessoal dicas emoções felicidade filme happiness leitura ler life life style livro mindset padrão de comportamento pais pensamentos personalidade psicologia psicoterapia psicólogo-paciente Psychology reflexões relação terapêutica relações serie tv sofrimento stress sugestão leitura terapia tomada de decisões vida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close