A pessoa com perturbação de personalidade borderline vive aterrorizada com a possibilidade de vir a ser abandonada.
As mudanças de humor repentinas e estados emocionais intensos, as relações sociais e pessoais instáveis são as características base para a personalidade borderline, mas sobretudo, é o medo do abandono que mais inquieta.
Viver com um medo constante de ficar sozinho, de ficar isolado, de não ter a atenção desejada de forma imediata ou até mesmo de ser abandonado, causam uma sensação de mal-estar intenso. Muitas vezes, pelo medo que sentem, acabam mesmo por antecipar, isolando-se voluntariamente dos outros.
As emoções de raiva com intensidade desproporcional são comuns, assim como a sensação de um mundo interior “vazio”. A grande maioria das pessoas com perturbação de personalidade borderline acabam por ter tendência para o consumo de substâncias ilícitas (drogas e álcool) e relações amorosas/sexuais intensas com pouco ou nenhum controlo.
Aqui também se verifica o comportamento impulsivo e a depreciação da sua própria imagem. A forma como se olham é de incapacidade, inadaptação, inadequação ao sistema e à sociedade.
O isolamento, o sentimento de abandono e a autodepreciação pode levar a tentativas de suicídio.
Para o tratamento, é fundamental o envolvimento do psiquiatra e do psicólogo.
Quero saber mais sobre a personalidade borderline? clique aqui
#psicologia acompanhamento psicológico adoção ansiedade bem-estar brain cliente consulta psicológica covid-19 crescimento pessoal criança crianças cérebro depressão desenvolvimento pessoal dicas emoções felicidade filme gestão mental happiness leitura ler life life style livro mindset padrão de comportamento pais pensamentos psicologia psicoterapia psicólogo-paciente reflexões relação terapêutica relações serie tv sofrimento stress sucesso sugestão leitura terapia tomada de decisões tratamento vida