Como é que as Cores Influenciam o Humor, as Emoções e Comportamento?

Sente-se ansioso num quarto amarelo? A cor azul deixa-o calmo e relaxado? Os artistas e os designers de interior há muito que acreditam que as cores conseguem ter um impacto profundo no humor, nas emoções e no comportamento.

“Cores, como caraterísticas, acompanham as mudanças das emoções” Pablo Picasso.

As cores são uma ferramenta poderosa de comunicação e podem ser usadas como sinais de ação, influenciando os estados de humor e provocar reações psicofisiológicas. Algumas cores estão associadas ao aumento de pressão arterial, ao aumento do metabolismo e à fadiga ocular.

Então como é que as cores funcionam? Como é que elas interferem no humor e no comportamento?

O Que é a Psicologia das Cores?

Em 1666, Isaac Newton cientista inglês descobriu que incidindo uma luz branca intensa num prisma ela se divide por um conjunto de outras cores vibrantes. Newton também descobriu que cada cor é fabricada através de um comprimento de onda único e não pode ser separado em outras cores. Outros experimentos demonstraram que uma luz pode ser combinada com outras cores, por exemplo, a luz vermelha combinada com a luz amarela dá origem à cor laranja. Algumas cores como o verde e a magenta, anulam-se entre si.

Embora ainda não seja um tema com uma base científica sólida, têm existido alguns olhares mais aprofundados sobre esta área principalmente no marketing, nas artes e no design. Uma das coisas que foram observáveis é que as emoções que cada cor transmite, estão intimamente relacionadas com aspetos pessoais e da experiência da sua própria cultura.

Os Efeitos Psicológicos das Cores

Porque é que as cores têm um poder tão relevante na nossa vida? Que efeitos é que elas têm no nosso corpo e na nossa mente?

Enquanto existem algumas perceções da cor que são avaliadas de forma subjetiva, existem cores que causam um impacto universal em qualquer pessoa. As cores no espectro vermelho são cores consideradas quentes (vermelho, laranja e amarelo). Estas evocam emoções ligadas ao calor e ao conforto. As cores no espectro do azul são reconhecidas como cores frias (azul, roxo e verde). Estas evocam emoções ligadas à tranquilidade, à calma, mas também pode transmitir emoções ligadas à tristeza e indiferença.

Psicologia das Cores Enquanto Terapia

Muitas culturas ancestrais, incluindo os egípcios e os chineses, praticam a cromoterapia usando a cor como forma de cura. A cromoterapia é muitas vezes identificada como terapia da luz, e ela ainda é muito utilizada nos dias de hoje como tratamento alternativo.

Neste tipo de tratamento, a cor vermelha é usada para estimular o corpo e a mente aumentando a circulação sanguínea. A cor amarela destina-se a estimular os nervos e a purificar o corpo. A cor laranja para curar os pulmões e aumentar os níveis de energia. A cor azul está associada à diminuição da tristeza e tratamento da dor. A cor índigo (azul-escuro) é usada para aliviar os problemas da pele.

Estudos Recentes sobre Psicologia das Cores

A maioria dos psicólogos encara a terapia das cores com algum ceticismo, pois vêm os efeitos produzidos pela exposição à cor como exagerados, reforçando que a mesma cor pode ter diferentes impactos, uma vez que ela varia consoante a cultura e a sua interpretação.

Os últimos estudos mencionam que as alterações provocadas, pelo efeito das cores é apenas temporário, voltando assim ao estado original. Por exemplo, um quarto pintado de azul no início pode transmitir tranquilidade, mas esse feito é dissipado ao longo do tempo.

No entanto, está provado que as cores provocam impacto nas pessoas de formas muito diferentes. Sabemos também que as cores influenciam a performance em testes e podem aumentar o consumo de alguns produtos. As cores que usamos no nosso vestuário interferem na forma como os outros interpretam o nosso estado de humor. Embora seja necessário um maior investimento nesta área, as cores parecem ter muito mais impacto no nosso dia-a-dia, influenciando as nossas escolhas e estados emocionais do que imaginamos. Da próxima vez que comprar um produto ou escolher uma peça de roupa para vestir, talvez seja interessante pensar se foi a sua cor que o fez tomar essa decisão.

Tradução e adaptação de Color Psychology: Does It Affect How You Feel?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close