Alguma Vez Se Sentiu Vazio?

Todos nós em alguma momento da nossa vida nos sentimos assim. Mas qual a razão?

A palavra Vazio, do latim vacivus entende-se como “o que não encerra nada, espaço vazio, ausência de contéudo, sentimento de ausência ou perda”. Este conceito faz parte da história da humanidade e está presente em diferentes áreas sejam elas ligadas às artes ou às ciências da vida.

Importa então compreender como é que o “tal” vazio entra nas nossas vidas, sem que tenhamos perceção do quando ou do como. Estaremos a falar de uma emoção que se carateriza por ser imediata e espontânea ou estaremos a referirmo-nos a um sentimento, mais prolongado no tempo e com expressões físicas?

Se pensarmos nas emoções à luz das teorias clássicas, poderemos admitir que as emoções estão intrinsecamente relacionadas com a expressão fisiológica, sendo estas uma resposta a um estímulo. Porém, no caso do Vazio, este aparece a maior parte das vezes associado paralelamente ao diagnóstico de emoções ou distúrbios mentais.

Desde cedo se entendeu que o Vazio é uma “resposta adaptativa ao meio”, uma espécie de defesa interna, com expressão fisiológica. Sabemos entretanto, que a emoção varia em intensidade, semelhança e polaridade (positiva/negativa). Deste modo, podemos predizer que quando percecionamos esse estado de Vazio este resulta de um processo emocional de base cognitiva ou seja, que envolve pensamentos e imagens que nascem sobretudo pela avaliação que a pessoa faz do seu contexto e lhe atribui significado.

Quando falamos em “Vazio” estamos então a falar de uma emoção (estado curto) ou de um sentimento (estado longo)?

As ultimas investigações neste ramo, demonstram que o Vazio é de facto um Sentimento, que se carateriza por “cariz alargado, consistente, descritivo, com pensamentos e imagens mentais e com expressão física” com “significados de relação entre acontecimentos, contextos internos e sociais, cruzamento de pensamentos e estados”.

Segundo Castilha del Pino (2003) o sentimento de Vazio “afeta a totalidade do organismo” e obriga a processos complexos e cognitivos.

Quando as pessoas são questionadas a descrever o Sentimento de Vazio, normalmente surgem respostas do tipo:

– Apatia

– Vontade de não existir

– Inutilidade

– Desadequação ao meio

– Desamparo

– Sentimento exacerbado

– Incapacidade de sentir

– Desinvestimento

– Inadaptação

– Caos

Apesar da literatura inicial interpretar que somente as pessoas que sofrem de distúrbios mentais e principalmente no caso dos Boderline, são suscitáveis de tal sentimento de Vazio, o que na verdade se verifica é que este é extensível a toda a população. Pelo menos uma vez na vida, todas as pessoas já percecionaram este sentimento de vazio. Por vezes, ele surge associado a vários tipos de perda, como perda de emprego, perda de ente querido, perda de sentido de vida, perda de objetivos concretos ou perda do desejo por tal incluindo, aqueles que perdem a capacidade de acreditar que podem um dia ser felizes.

O Sentimento de Vazio é caraterizado por isolamento social com a inexistência de atividades sociais e sobretudo solidão. As pessoas que se sentem Vazias manifestam maior dificuldade em tomar decisões, pois isso obriga a uma disponibilidade mental maior. Se não conseguimos tomar decisões sobre a nossa vida, isto é, fazer escolhas, teremos maior dificuldade em atingir os nossos objetivos e assim contribuir para o crescimento pessoal, consolidação da autoestima e em última instância, encontrar um equilíbrio que nos proporcione a felicidade que tanto

Se quer melhorar a sua vida, este workshop é para si.

Filomena Conceição

Psicóloga e Formadora

Lisboa & Margem Sul

965647475

Fonte: Raposinho, P. (2015). Sentimento de Vazio. Dissertação Submetida para Obtenção do grau de Mestre em Psicologia das Emoções. Lisboa: ISCTE/IUL. https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox?projector=1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close