Terapia da Aceitação e Compromisso – O que é?

A Terapia da Aceitação e Compromisso nasceu em 1987 pela ideia e trabalho de Steven Hayes e da sua equipa. A terapia encaixa-se na “chamada terceira geração” de terapias cognitivo-comportamentais.

Trata-se de um modelo virado para a saúde e não para a doença ou seja, pretende maximizar a funcionalidade humana e não curar a doença.

Mais especificamente a Terapia da Aceitação e Compromisso, centra-se no comportamento que ocorre num determinado contexto e fundamenta-se na teoria dos quadros relacionais.

A teoria dos quadros relacionais tem como foco a linguagem e a cognição e baseia-se na premissa de que as relações não seguem princípios lógicos e estão sujeitos aos desejos e vontades da própria pessoa.

Os objetivos específicos do modelo de intervenção da Terapia da Aceitação e Compromisso passam por três pontos fulcrais Aceitar, Escolher e Agir (Hayes, 2004 & Saban, 2011):

Aceitar = “uma ação ativa e consciente de experienciar todo e qualquer evento psicológico, sem julgá-lo”.

Escolher = “a escolha implica decidir fazer algo com o que ocorre no presente, já que não se pode alterar a história passada de uma pessoa”.

Agir = “comprometer-se com as mudanças possíveis, de acordo com o que cada um valoriza”.

Estes objetivos têm como intuito permitir à pessoa um treino da sua flexibilidade cognitiva. Uma das vantagens deste modelo é que ele trabalha a componente comportamental e cognitiva.

Resumidamente, e para melhor entender o que significa, aquilo que se pretende é que a pessoa possa identificar as ações valorizadas por si, seja através da identificação ou do reconhecendo do mal-estar e sofrimento natural e indissociável do ser humano. Para tal é necessário realizar uma aprendizagem de resistência ao sofrimento normal, capacitando-a da competência da interpretação do seu próprio comportamento.

Por último, espera-se que a pessoa seja capaz de flexibilizar a reação ao mal-estar, através da clarificação dos valores e a sua consequente aceitação através de um processo de mudança, cujo objetivo é permitir á pessoa o seu equilíbrio e bem-estar geral.

Para agendar a sua consulta clique aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close