O stress faz parte da nossa vida, mas há certos eventos e situações do dia-a-dia, que estão no topo da lista quando se trata de causar níveis superiores de stress.
Os níveis de stress sentidos estão diretamente relacionados com a capacidade/estratégias de coping que temos disponíveis no nosso reportório emocional. Quanto maior a capacidade de coping, menor a nossa vulnerabilidade ao stress.
Antes de irmos aos 10 eventos de vida mais stressantes, gostava de partilhar uma pequena, mas importante informação. Na realidade, cada um de nós tem experiências de vida diferentes e por isso, conhecimento de coisas diferentes.
Simplificando… aquilo que para uns é difícil e complexo, para outros é fácil e simples. Aquilo que para uns é “o pior que podia acontecer” para outros, é uma oportunidade de mudança. Vamos então compreender em primeiro lugar o que é o coping e para que serve.
O coping é o processo cognitivo e comportamental definido como um esforço para regular o estado emocional associado ao stress. De uma forma simplista podemos dizer que o coping, é no fundo o conjunto de ferramentas que contribuem para a resolução de problemas.
Podemos dividir as ferramentas de coping em dois tipos:
- O coping focado no problema – pretende direcionar-se para a resolução direta do problema ou para a procura de informações estratégicas que visem a solução rápida.
- O coping focado na emoção – tem como intuito principal atenuar as emoções negativas associadas ao problema e não à resolução do problema em si mesmo.
Ao longo do tempo e das experiências de vida, cada um de nós desenvolve o seu próprio estilo de coping sendo que esse estilo, é sempre condicionado pelos recursos que dispomos, como por exemplo dispêndio energético, saúde, crenças, expectativas, compromissos, capacidade de tolerar a dor, princípios e valores morais, competências sociais e relacionais, recursos financeiros e rede de suporte (família, amigos, emprego).
As ferramentas de coping são, ainda, utilizadas para mediar e/ou moderar a relação entre a exposição ao stress e os seus efeitos na saúde mental.
Por exemplo, Se a avaliação é “alguma coisa pode ser feita”, então as estratégias centradas no problema predominam; por outro lado, se a avaliação prevê que “nada pode ser feito”, então predominaram as estratégias centradas nas emoções.
Mas atenção…O que é funcional num contexto pode não o ser noutro. “Todos os problemas contêm uma oportunidade para qualquer coisa boa. Só temos de a procurar” (no livro “O que Fazer com um Problema” de Kobi Yamada e Mae Besom) o mesmo acontece com os eventos de vida. O que faz a verdadeira diferença é a forma como lidamos com eles.
Deixo-lhe então os 10 eventos de vida mais stressantes:
- Começar um novo emprego
- Problemas financeiros
- Casar
- Morte de um ente querido
- Mudar de casa
- Ambiente tóxico no trabalho
- Doença crónica ou lesão grave
- Aposentação
- Término de uma relação e/ou divórcio
- Transição para a vida adulta
Provavelmente, enquanto observou, lembrou-se de momentos da sua própria vida que lhe causaram o chamado nervosismo (stress), talvez alguns façam parte dos 10 eventos de vida mais stressantes, mas, certamente, outros passaram pelos seus pensamentos, por exemplo, o seu exame de carta de condução, o seu primeiro discurso em público, o seu primeiro filho/a, o seu primeiro beijo, o seu primeiro dia de escola…
NOTA IMPORTANTE: Repare ainda numa outra coisa, apesar dos 10 eventos de vida mais stressantes estarem dispostos numa espécie de lista, eles não foram numerados nem estão ordenados pelo maior ou menor evento stressante, foram propositadamente deixados ao acaso…já que é tudo uma questão de saber, quais as ferramentas de coping que foram usadas (por si), sabendo que cada um de nós vive cada momento de forma diferenciada.
Para terminar, deixo-lhe algumas estratégias de coping que ajudam a lidar melhor com eventos de vida stressantes e emoções desconfortáveis:

#psicologia acompanhamento psicológico adoção ansiedade bem-estar brain cliente consulta psicológica covid-19 crescimento pessoal criança crianças cérebro depressão desenvolvimento pessoal dicas dor emoções felicidade filme filomenacpsicologa gestão mental happiness leitura ler life life style livro mindset padrão de comportamento pais pensamentos psicologia psicoterapia reflexões relação terapêutica relações serie tv sofrimento stress sucesso sugestão leitura terapia tratamento vida