A adolescência é um período caraterizado pela identidade, alterações biológicas, sociais e pelo processo de construção da vida. Tais alterações estão relacionadas com as transformações físicas (imagem do corpo) e ao progresso cognitivo, com o domínio dos processos de abstração e diferenciação e o aumento da autonomia individual.
A elaboração da identidade começa na infância, mas é na adolescência, no período de moratória psicossocial, através da exploração, que os adolescentes afirmam escolhas do ponto de vista escolar, profissional, sexual ou moral, de acordo com Erickson, o primeiro psicanalista infantil americano.
Esta construção identitária e as escolhas que são intrínsecas a ela, criam raízes e são reveladas em interações sociais com pessoas emocionalmente significativas para o adolescente, notadamente ao seio da família.
No final da adolescência, os jovens são capazes de integrar os diferentes grupos identitários num conjunto coerente e unificado. Os componentes que definem a identidade são múltiplos: personalidade, género, interesses, ideais e valores, o sentimento de eficácia pessoal, as emoções e até mesmo o sentimento de valor pessoal.
Qual o papel dos pais?
Os pais são neste período, as referências e parceiros privilegiados de discussão no que diz respeito às importantes escolhas de vida, como o futuro escolar ou profissional.
É através desta relação de segurança que o adolescente será capaz de explorar diferentes aspetos identitários, clarificá-los e redefini-los, expressar-se e/ou afirmar a sua própria individualidade.
Por isso, acompanhar um adolescente na sua escolha de orientação vocacional não significa compreendê-lo como um indivíduo isolado, mas considerar o contexto binómio individuo-contexto de vida como um todo.

Qual o papel do psicólogo?
O acompanhamento na orientação profissional com os adolescentes é, assim, um trabalho de co-construção, que visa criar um espaço produtivo de reflexão que permita potencializar as escolhas vocacionais mais conscientes e gratificantes.

Artigo escrito pela psicóloga júnior Natalia Dias Melin – Gabinete de Orientação em colaboração para este site.
Como posso contatar ?
https://gabinetedeorientacao.pt/
gabineteorientacao@gmail.com
Tlf : 969 836 153
#psicologia acompanhamento psicológico adoção ansiedade bem-estar brain cliente consulta psicológica covid-19 crescimento pessoal criança crianças cérebro depressão desenvolvimento pessoal dicas dor emoções felicidade filme filomenacpsicologa gestão mental happiness leitura ler life life style livro mindset padrão de comportamento pais pensamentos psicologia psicoterapia reflexões relação terapêutica relações serie tv sofrimento stress sucesso sugestão leitura terapia tratamento vida