O Caminho Mais Fácil É Sempre o Mais Difícil

Ser mais fácil não significa que seja menos importante. O caminho só se torna mais fácil quando passa a ser simples. Quando somos capazes de o percorrer com inteligência e não com rapidez. Mas esta tarefa torna-se muito mais complexa, pois a maioria de nós está habituada a ter tudo muito rápido. É essa falta de paciência que nos perturba inconscientemente. Esperar para ter uma resposta, esperar por um momento, esperar por um diagnóstico, pode-nos levar a níveis elevados de ansiedade.

O caminho mais fácil é sempre o caminho mais difícil, pois todos nós temos uma tendência muito forte para complicar [as palavras e/ou comportamentos]. 

A tarefa de simplificar é de fato muito exigente, pois obriga-nos a um exercício mais profundo e complexo para fazer escolhas e tomar decisões. Simplificar, significa que passamos a olhar para um determinado momento como sendo apenas e meramente aquele. Não estamos a conectá-lo com o passado, isto é, a fazer comparações com aquilo que nos aconteceu. Nem estamos, por outro, ansiosos pelo futuro tomando em linha de conta um raciocínio do tipo “e se…”.

A vida é complexa, viver é complexo, nós somos complexos. Contudo, viver com inteligência torna tudo muito mais simples, pois passamos a simplificar um processo. A inteligência emocional, é disso que falamos, ajuda-nos a dar lugar às emoções na sua devida altura e não o contrário. Aprendemos, inteligentemente, a gerir os impulsos que nos podem fazer ir de uma ponta à outra do espectro. Isto quer dizer que nos permite viver em maior equilíbrio [emocional], logo a vida torna-se mais simples.

Tome nota – Inteligência Emocional – é a capacidade de saber gerir [com inteligência] as emoções, sem nos deixarmos levar por momentos intensos, sejam eles positivos ou negativos. Ou seja, a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e o dos outros sem com isso…fazer um drama.

Saber reconhecer e por outro aceitar, o que estamos a sentir é uma poderosa ferramenta para simplificar o seu caminho.

#psicologia acompanhamento psicológico ansiedade bem-estar brain cliente consulta psicológica covid-19 crescimento pessoal criança crianças cérebro depressão desenvolvimento humano desenvolvimento pessoal dicas emoções felicidade filme happiness leitura ler life life style livro mindset padrão de comportamento pais pensamentos personalidade psicoterapia psicólogo-paciente Psychology reflexões relação terapêutica relações resiliência saúde mental serie tv sofrimento stress sugestão leitura terapia tomada de decisões vida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close