O que é a ansiedade? A ansiedade é um estado emocional caraterizado por alterações corporais de agitação motora e acompanhado por preocupação excessiva, sensação de desconforto, insegurança e tensão. É uma resposta natural ao medo e a uma situação ou acontecimento desconhecido, imprevisível ou que pouco controlamos.
Em casos mais graves da ansiedade, podem ocorrer “picos” mais fortes denominados por ataque de ansiedade. O ataque de ansiedade é um episódio de curta duração gerado por uma tensão muito elevada e uma sensação de falta de controlo, podendo originar dificuldade no controlo da respiração.
Sabendo que a ansiedade faz parte da vida diária de cada um de nós, importa saber em concreto o que consideramos como ansiedade normal e ansiedade patológica, isto é, quando é que devemos começar a preocupar-nos com a ansiedade que vamos sentindo ao ponto de ponderar procurar ajuda especializada.
Ansiedade Normal
- É uma reação normal ao stress ou a um acontecimento de vida (positivo ou negativo);
- É uma reação normal a um ambiente tóxico (violência doméstica, por exemplo);
- É provocada por um estímulo concreto e consciente, isto quer dizer que conseguimos predizer qual foi a causa (o gatilho stressor) que despoletou a ansiedade;
- Tem um início e um termino concreto;
- Pode ajudar a enfrentar a situação contribuindo diretamente para a motivação (ansiedade por excitação a um acontecimento/evento de vida positivo);
- Diminui significativamente ou desaparece com o término da situação que gerou o stress;
- Fazer exercícios de relaxamento ajudam a controlar os sintomas, como por exemplo praticar Meditação.
Ansiedade Patológica
- Aparece sem se conseguir identificar a causa que provocou o estado de ansiedade;
- É uma resposta exagerada para o estado emocional da pessoa;
- Progride ao longo de meses e anos;
- Interfere com a rotina diária, por vezes fazendo-nos adiar projetos ou evitar situações;
- Os sintomas físicos são muito evidentes, tais como: sudorese, tremores, tonturas, coração acelerado;
- Provoca uma sensação de impossibilidade de controlo ou gestão.
Dentro de uma perturbação de ansiedade, ainda podem ocorrer:
- Perturbação de ansiedade generalizada;
- Ataques de pânico e síndrome do pânico;
- Fobias.
Para um bom diagnóstico, é necessário que o psicólogo recolha informação complementar através de entrevista na primeira consulta (história de vida, alterações de sono, alterações de rotinas, há quanto tempo está presente, etc.) e fazer a aplicação de alguns instrumentos para poder clarificar que tipo de ansiedade está presente. Pese embora não seja consensual, existem alguns fatores que predispõem a pessoa para o aparecimento de ansiedade patológica, por exemplo:
– Fatores genéticos (incluindo histórico familiar de ansiedade);
– Ambiente (por exemplo, vivenciar um evento traumático ou stresse);
– Organização psicológica;
– Uma doença física
– Por consumos excessivos de drogas e álcool.
A ansiedade patológica, pode desenvolver-se pela vivencia de altos níveis de stress causados pelo meio, como o fim de um relacionamento importante ou a exposição a um acidente com risco à vida.
Tratamento
O tratamento é mais eficaz quando combinado, podendo, no entanto, ser realizado isoladamente para situações menos graves. Normalmente, são recomendados a psicoterapia (terapia cognitivo-comportamental pois apresenta altos níveis de boa resposta) e a farmacologia. Em complementaridade, podem ainda ser recomendados a utilização de técnicas de relaxamento, controlo de respiração, meditação entre outras.
Para saber mais sobre mim e sobre o meu trabalho clique aqui