Dificuldades de Relacionamento? Saiba Como Podemos Ajudar

As dificuldades interpessoais são um motivo comum para a procura de terapia. Às vezes, chega-nos à sessão queixas sobre problemas de relacionamento, ou seja, dificuldade em gerir as relações com outros, no seu contexto mais privado, por exemplo na comunicação com o parceiro ou em contextos mais formais como a gestão de relação com um colega de trabalho.

Os sentimentos de frustração são bastante comuns, a pessoa sente que já tentou de tudo para melhorar a relação desde ignorar ou até mesmo afastar-se, mas parece que à mínima oportunidade a situação recomeça.

O que é um Problema Interpessoal?

As relações interpessoais bem-sucedidas são uma parte essencial do florescimento humano. Os problemas interpessoais são dificuldades que envolvem outras pessoas, as suas reações ou as múltiplas combinações de uma pessoa se relacionar com outras.

Os clientes, na sua maioria relatam ter encontrado problemas interpessoais em muitos domínios das suas vidas, tais como:

  1. Problemas no trabalho.
  2. Problemas em situações sociais.
  3. Problemas para iniciar ou manter amizades.
  4. Problemas em relacionamentos íntimos.
  5. Problemas nos relacionamentos online.

Os problemas interpessoais podem manifestar-se de muitas maneiras diferentes. Os clientes podem relatar não ‘se encaixar’, sentir-se desconfortável em situações sociais, ser agressivos, evitar a proximidade emocional, entrar repetidamente em relacionamentos abusivos ou insatisfatórios.

Competências essenciais nas relações interpessoais

‘Out of The Box’

Quando o cliente “não se encaixa num modelo”, há que reajustar a intervenção de modo a proporcionar os melhores resultados.

Esta é uma excelente janela de oportunidade para trabalhar no impacto que o comportamento de um cliente está a ter sobre outras pessoas e como, as outras pessoas respondem a eles – uma área pronta para intervenção comportamental.

Podemos ter uma estratégia mais focada nas preocupações do aqui-e-agora e outra, focada nos padrões dentro dos relacionamentos.

Com estas duas estratégias de atuação, prestamos atenção detalhada no modo como as dificuldades são representadas visualmente e a quais informações os clientes devem atender em primeiro lugar.

Os terapeutas que se sentem presos aos clientes que “culpam” ou “externalizam” (atribuem a culpa aos outros) podem achar que é uma maneira útil de redirecionar a atenção do cliente para o seu papel nas interações recíprocas e como eles são percebidos.

Este tipo de intervenção,  ajuda a reduzir a raiva ou frustração do cliente, aumentando a sua empatia ou mentalização, e por outro lado, proporciona aos clientes uma maior autorreflexão para compreender as razões das ações de outras pessoas. Este é, sem dúvida alguma,  um grande passo em frente que motiva mudanças úteis no comportamento do cliente. Da mesma forma, os clientes que desejam compreender por que experimentam padrões que se repetem nos relacionamentos, podem ser ajudados a compreender as suas crenças interpessoais e as consequências delas no seu próprio comportamento.

Quanto mais capacitados os clientes se sentirem nesta análise, mais capacitados se vão sentir para enfrentar os seus problemas de relacionamentos interpessoais, seja na relação com o seu parceiro/a, na relação com o seu patrão ou na relação com os amigos.

Na prática clínica, os resultados são bastante satisfatórios e é uma gratificação ver os clientes saírem satisfeitos do consultório.

________________

Kaur, H. & Whalley, M. (2020). How To Use Your CBT Skills To Conceptualize Relationship And Interpersonal Problems: Two New Formulations To Integrate Into Your Practice.

Rating: 4 out of 5.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close