Como os Sentimentos, Pensamentos, Comportamentos e Eventos interagem entre si ? – Parte 2: O Poder de ‘Falar Consigo Mesmo’

Por dia realizamos milhares de pensamentos. Alguns desses pensamentos são fabricados através do nosso ‘diálogo interno’ (pensamentos sobre nós próprios) ou seja nos momentos em que dialogamos internamente para nós, tentando de certa forma fazer um juízo da situação. Nunca nos apercebemos é quanto valioso pode ser um diálogo interno. Se não, vejamos:

Existe uma relação concreta entre os pensamentos e as nossas crenças. As crenças influenciam os nossos pensamentos e por sua vez, estes influenciam as crenças. Mas não ficamos por aqui… os nossos pensamentos influenciam a nossa performance (rendimento) que, desta forma, pode desencadear ainda mais pensamentos. Confuso? É simples.

Esta dinâmica de interação diz muito como reagimos aos eventos da nossa vida. Essa reação pode vir a dar origem numa resposta positiva, isto é produtiva que nos ajuda a avançar ou por outro, numa resposta tóxica, imprudente e por isso, leva-nos a cometer erros.

Se as crenças que mantemos forem saudáveis, isso vai ajudar os pensamentos e a performance. Caso contrário..estamos metidos num ciclo vicioso.

‘Diálogo Interno’ (= Falar Consigo Mesmo)

Durante um dia milhares de pensamentos são fabricados e circulam na nossa cabeça. Uma parte desses pensamentos, como já foi referido, chamam-se ‘diálogos internos’, uma espécie de falar para dentro de nós. Estes diálogos tendem a centrar-se em coisas sobre nós quando estamos a enfrentar algum desafio, um obstáculo ou um problema. Ao longo do dia, eles surgem num ritmo normal enquanto vivenciamos essa experiência.

Todo este processo está integrado de forma natural no nosso cérebro, mas o problema acontece quando o ‘diálogo interno’ não pára de fabricar pensamentos negativos e, como já sabemos, eles vão ter uma grande influência nas nossas crenças e em último nível, no nosso rendimento seja no trabalho ou na vida pessoal. O resultado emocional desses pensamentos negativos numa situação deste nível pode ser devastador ao ponto de criar um ciclo vicioso e tendencioso para maus resultados, ou pelo menos para uma visão negativa de si mesmo.

Pensamentos como estes ruminam na sua cabeça:

– “isso parece-me difícil, não vou conseguir”

– “penso que não serei capaz”

– “tenho a certeza que vou fazer asneira, eu sinto-o”

“eu não sou bom o suficiente para fazer isso”

“eu sempre fui assim, por isso não vou conseguir”

– “eu desisto, é demasiado para mim”

– “não acredito que queiras alguém como eu na tua equipa”

– “eu acho que farei um péssimo trabalho”

Se encher a sua mente com este tipo de expressões/pensamentos desde o momento que sai da cama até voltar a reencontrar-se com ela, este negativismo irá ter um impacto crucial no seu dia e na sua vida. O seu rendimento, a tal performance, será afetada de tal maneira que difícil será inverter a situação se não fizer nada para a alterar.

É por isso vital mudar o rumo das coisas, se não passará grande parte do seu tempo com uma sensação de estrangulamento constante dos seus objetivos. É necessário traçar um plano de mudança e construir um caminho mais saudável para si.

Uma coisa que eu não disse ainda é que essa mudança também se refletirá no modo como as pessoas à sua volta vão passar a olhar para si.

Então…Como Mudar o seu ‘Diálogo Interno’?

Se pensar sempre de uma forma negativa, sem se questionar, sem analisar os factos, sem procurar a “verdade” o mais certo é repetir consecutivamente sem se dar conta…quando der por isso, o tal ciclo vicioso transformou-se simplesmente num MAU HÁBITO.

Mas não desespere! Velhos hábitos podem ser modificados desde que se criem condições nesse sentido.

Para começar, é muito importante identificar concretamente o problema, carateriza-lo e só depois definir as metas que pretende alcançar. Definir metas/objetivos sem identificar bem o problema pode tornar-se num ‘duplo problema’ sem a obtenção de resultados e com a frustração de quem se sente incapacitado para mudar.

É por isso necessário começar por ficar mais atento aos seus pensamentos, ao seu ‘diálogo interno’. Como se desencadeiam, em que momentos eles estão mais presentes, tomar consciência que eles estão a influenciar o seu comportamento. Normalmente, como vimos anteriormente, eles ocorrem com maior frequência quando estamos perante um obstáculo e prestes a enfrentar uma dificuldade, tenha isso em mente!

Quando for capaz de identificar, é tempo de começar o trabalho! É importante transformar esses pensamentos negativos em algo mais construtivo, por exemplo:

  • Parece-me desafiante, vou tentar” em vez de…”isso parece-me muito difícil, nem vale a pena tentar”;
  • Vou dar o meu melhor” em vez de…”eu acho que não serei capaz, não vou fazer”;
  • Eu quero ter sucesso” em vez de…”provavelmente vou falhar”;
  • Tentarei aprender para melhorar” em vez de…”eu não sei fazer isso, não conheço bem, o melhor é não fazer”.

Estes são apenas alguns exemplos de como pode modificar os seus pensamentos negativos no seu ‘diálogo interno’ transformando-os em algo positivo. O mais sensato é procurar fazê-lo à sua maneira, personalizando a fórmula para melhor se ajustar a si. Transforme cada novo pensamento para que seja mais simples de solidificar essa mudança, criando assim um novo hábito.

Na prática, esta mudança criará em si uma nova fonte de energia, totalmente fresca e revigorante. Ao alimentar-se com pensamentos positivos e construtivos, a sua performance ganhará também ela uma nova vida.

Uma mudança como esta leva tempo, por isso não tenha pressa nem se sinta frustrado se na primeira vez não for capaz de ter imediatamente sucesso. Volte a tentar, repita, tente outra vez…só treinando é possível modificar algo.

Eu acredito em si, acredite você também. Bons treinos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close