Será que Estamos Todos a Ficar um ‘Pouquinho’ Obsessivo-Compulsivos?

A lavagem regular das mãos com sabão, a etiqueta respiratória e o distanciamento social têm sido recomendações mundiais. Muitos de nós fazemos um esforço terrível para não cumprimentar ninguém e manter a distância recomendada de 2 metros entre pessoas, mas existem outros comportamentos que estão a desafiar-nos.

Com tanta orientação, sentimos que o melhor é mesmo cumprir com o que nos pedem, tomar um banho assim que chegamos a casa, colocar a roupa imediatamente a lavar, ter cuidado onde colocamos o casaco, os sapatos até a chave do carro e de casa. Há quem troque de roupa na garagem e entre pela porta traseira para evitar o menos contato possível com a família.

Aquilo que nos perguntamos neste momento é, se de fato, aquilo que estamos a fazer é suficiente para nos protegermos contra o vírus. Pois bem, é aqui que surgem as ideias mais obsessivas e compulsivas por vezes.

O que É uma Obsessão e uma Compulsão?

As obsessões são caraterizadas como pensamentos, impulsos mentais e imagens. É algo criado internamente que altera o nosso modo de pensar e sentir. Por outro lado, as compulsões são os comportamentos que se observam como consequência dos nossos pensamentos. São considerados externos, pois são visíveis, enquanto as obsessões por serem originadas na mente, são internas e logo não observáveis diretamente.

As compulsões geram uma espécie de “proteção” para a pessoa no âmbito dos seus pensamentos. Ao realizar determinado comportamento compulsivo (por exemplo, voltar atrás para verificar se fechámos bem a porta de casa ao sair), estamos a dar uma resposta aos nossos pensamentos, aliviando-os após a concretização dessa tarefa. O problema surge quando se começa a ter uma certa falta de controlo sobre pensamentos intrusivos constantes e como consequência, a realização do comportamento.

Exemplos de Obsessões: medo de contaminação, pensamentos de perda de controlo de impulsos agressivos, pensamentos invasivos de cariz sexual, pensamentos supersticiosos, demasiada preocupação com a organização de objetos.

Exemplos de compulsões: verificações constantes, limpezas e lavagem em excesso, repetições de comportamentos (rituais), simetria e precisão, armazenamento e coleccionar coisas, rotina pouco flexível.

O que Acontece no Nosso Cérebro?

Usando uma explicação muito breve, podemos estar perante um ciclo que se repete a cada novo estimulo:

Ciclo Obsessivo-compulsivo

Em primeiro lugar surge um determinado estimulo que desencadeia os pensamentos (obsessão), esses pensamentos vão se intensificando originando uma escalada/subida de ansiedade. Para aliviar esses pensamentos dá-se então o comportamento compulsivo e por norma, ritualizado. Este último, transforma a ansiedade numa sensação temporária de alívio, uma sensação de satisfação até que reapareça um novo estímulo que desencadeia novamente uma ação.

O Que é e o que Não é uma Perturbação Obsessivo Compulsiva?

A perturbação obsessivo-compulsiva (POC), está enraizada na pessoa e causa grande sofrimento psicológico. As pessoas com POC apresentam alterações emocionais, como a depressão, a ansiedade elevada, a baixa autoestima, a rigidez e a teimosia. Verificam-se muitos sentimentos de culpa, medo e isolamento por passarem longas horas nos seus rituais o que os distancia de tarefas sociais, pois nunca têm tempo para tal, pois precisam satisfazer o seus ciclos.

Para este grupo de pessoas, a atual situação de pandemia e de medo de contaminação é no fundo a vida “normal”. O estar constantemente em alerta faz parte da sua reação à realidade, por isso atualmente pessoas com POC estão muito mais bem adaptadas aos rituais de limpeza regular e lavagem das mãos, por exemplo. No caso de pessoas que estão fora deste grupo, a situação torna-se muitas vezes angustiante.

As pessoas que apresentam um quadro de POC apesar de mais bem preparadas, pois têm já consigo todas as estratégias e ferramentas para lidar com o impulso (estimulo), podem apresentar intensificação de sintomas, isto é, pensamentos e comportamentos que devem ser colmatados pelas recomendações normais da DGS. É preciso compreender que nada mais é possível e essencial fazer do que cumprir com todas essas recomendações, para bem das próprias como para bem de outras pessoas.

Screenshot from the OCD? Not Me! program: illustration of the OCD cycle explaining the functional link between obsessions and compulsions In Researchgate.net

Então mas isso quer dizer que…”Posso ficar com Perturbação Obsessivo-Compulsiva?”

O fato de estarmos todos com alguma obsessão e compulsão para cuidados que nos protejam o máximo possível contra o covid-19, não quer dizer que estejamos perante um quadro de POC. Reparem que esta é uma recomendação normativa apresentada mundialmente para o bem e segurança de todos. Cumprir com essas recomendações não são de todo actos fora do comportamento normal, pois hoje em dia essa é uma prática que deve ser aplicada.

É preciso porém ficar atento a alterações mais drásticas como a intensificação desnecessária de pensamentos e a consequente sobrecarga de limpeza, por exemplo. A partir do momento que causa um sofrimento para além do que é esperado nesta fase, é essencial estar atento a possíveis mudanças mais generalistas do comportamento que possam vir a justificar uma avaliação mais cuidada para a POC.

Atualmente, perante a realidade que enfrentamos é normal estarmos mais alerta e constantemente preocupados em cumprir as recomendações. Mas isso, não quer dizer que seja algo mau ou que se possa transformar em algo incontrolável.

Se tiver dúvidas, fale com o seu médico ou um especialista para o ajudar a lidar com esta situação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close