Sentir Medo, Insegurança e Stress sobre o Coronavirus é Normal: Saiba o que pode fazer para Ajudar a si e à sua Família

Estamos todos em alerta e um pouco assustados com a pandemia instalada em todo o mundo devido ao novo coronavirus. As notícias na televisão e nas redes sociais rompem pela nossa casa a dentro e por todos os locais as pessoas falam nele.

São muitas as opiniões sobre esta situação, algumas têm algum fundamento mas a grande maioria não. Por isso com toda a enchente de informação o nosso cérebro começa a ficar confuso. As ideias correm demasiado rápido e as opiniões por vezes divergentes.

Uma coisa é certa, devido a esse fluxo de informação é normal sentir-se inseguro e com medo. A maioria das pessoas não o admite, não o expressa deliberadamente, mas é importante fazê-lo. Devemos conversar sobre o que sentimos com pessoas mais próximas, essa partilha e compreensão mútua ajuda a criar um ambiente mais seguro e de confiança.

Temos assistido a um conjunto de pessoas que foram a correr para os supermercados, sabemos que esse comportamento é fruto do receio do desconhecido. Não sabendo o dia de amanhã, todos nós vamos ter tendência para querer proteger-nos a nós e aos nossos. Isto acontece porque o nosso cérebro encontra-se num estado de alerta tal que temos dificuldade em tomar decisões razoáveis e até a construí-las com ponderação.

Se foi uma dessas pessoas, não se preocupe, o importante é ter consciência disso e possa pensar agora em si mas também noutras famílias que estão a passar pelo mesmo. Neste momento, estamos todos algo assustados, há quem formule teorias insustentáveis apenas porque esse sentimento transmite mais segurança.

O que pode fazer, agora que vai passar mais tempo em casa?

Do ponto de vista psicológico é fundamental manter rotinas como a higiene regular, a manutenção do sono sem dormir demasiadas horas ou dormir menos. Lembre-se que esta é uma situação de exceção para todos nós e por isso são necessários medidas de exceção.

Não deixe de fazer algum exercício físico, pode caminhar pelas divisões da casa e fazer um pequeno ginásio na sala com os seus filhos, eles certamente vão adorar. Existem muitas sugestões de atividades com o simples uso de cadeiras, do sofá e do tapete da sala, não são precisos mais objetos ou materiais, se os tiver melhor, mas isso não é desculpa para não fazer nada. O exercício ajuda a manter-nos ativos e liberta hormonas que nos fazem sentir bem, fundamental nesta fase.

Ir àquela gaveta buscar os jogos de tabuleiro como o monopólio, cluedo, xadrez, dominó ou cartas podem ser boas opções quando já se esgotaram os jogos na playstation e xbox. Pode ainda com uma simples folha fazer o jogo do galo ou da forca. Recuperar as palavras cruzadas ou cruzadexes do tempo da praia e das férias pode ser muito bom.

Construa um quadro com um horário de atividades a fazer por casa, para se manter organizado, onde inclua espaço de lazer, de estudo, de exercício fisico e de relaxamento.

Manter a ingestão de água e uma alimentação normal é importante. Vai ter tendência a poder comer mais devido ao stress, por isso tente comer mais porções em menos quantidades.

Manter-se informado é importante, mas atenção ao seu excesso! Ter a televisão ligada o dia todo a receber este tipo de bombardeamento de informação, muita dela sem qualquer filtro é muito prejudicial. Pode levar mesmo a um aumento significativo da ansiedade e stress.

Por último, o fato de estar mais tempo em casa é importante para si e para todos nós. Não sinta este tempo como uma prisão, mas sim como algo positivo pois está a ajudar que pessoas como você mesmo e a sua família possam estar protegidas do novo corona virus.

E mesmo para terminar, queria dizer que confio em si para contribuir para esta fase difícil que todos atravessamos. Por cá, não se esqueça que as minhas consultas mantêm-se disponíveis através de videochamada ou email, para tal basta contatar por 965647475 ou fpfconceicao@gmail.com

Juntos vamos conseguir!

2 opiniões sobre “Sentir Medo, Insegurança e Stress sobre o Coronavirus é Normal: Saiba o que pode fazer para Ajudar a si e à sua Família

  1. É isso está tirando o sono de muita gente

    Liked by 1 person

    1. É mesmo isabel121170, por isso é tão importante manter um suporte psicológico devido e tomar algumas estratégias para ajudar a que a situação não se torne ainda mais difícil de gerir.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close