Como é que eu posso saber se preciso de ajuda de um psicólogo?

Normalmente, se está a experienciar um período de mal-estar mental, os sintomas que apresenta causam stress e têm tido impacto na sua vida social, familiar, no contexto de trabalho, talvez seja uma boa ideia marcar uma consulta com um psicólogo.

Sintomas e pensamentos como:

– Sentir que está a ser difícil lidar com algumas questões e ter dificuldade na relação com os outros, sentindo-se afastado, estranho e vazio;

– Lutar para conseguir ter pensamentos fluentes e resistência para conseguir usar as suas capacidades cognitivas no pleno do seu pensamento e raciocínio;

– Dificuldade em ter a mente relaxada e conseguir tirar partido de momentos de lazer e relaxamento;

– Sentir um obstáculo imenso para conseguir um equilíbrio entre a vida profissional e os momentos de lazer, com alterações de humor, na construção de ideias, no dormir, no apetite ou até mesmo nos níveis de energia que dão a sensação de negatividade afetando o normal ritmo diário das suas atividades.

Quantas sessões/consultas serão necessárias para eu ficar bem?

Algumas dificuldades psicológicas podem ser ultrapassadas em apenas algumas sessões/consultas, enquanto outros problemas de foro mais psicopatológico podem demorar mais tempo no seu tratamento.

Durante a primeira consulta o psicólogo falará consigo sobre o seu percurso de vida, recolhendo informações essenciais sobre os motivos que o levam a procurar ajuda, os problemas que identifica e procura explorar conhecimento sobre a sua personalidade, o seu modo de estar na vida, a sua vida familiar e relacional.

Esta recolha de informação, irá ajudar o psicólogo a compreender a situação em concreto e realizar posteriormente, uma estratégia/plano de intervenção adequado. Nem sempre é possível definir com clara evidência o número de sessões necessárias, tendo em conta que tal depende do motivo da consulta e de um conjunto variado de fatores, como a disponibilidade de investimento, de tempo, o envolvimento do próprio nas sessões e outras causas externas impossíveis de controlar.

Quanto irei pagar pelas sessões/consultas?

O seu investimento irá depender da periocidade das consultas e do valor praticado por esse serviço. Pois uma vez que o valor não é tabelado, poderá existir uma variância nos valores que podem ir desde os 10€ a 90€ por sessão/consulta.

Poderá ser importante ter presente que a qualidade-preço é fundamental neste tipo de especialidade, pelo que optar por um serviço mais barato nem sempre corresponde ao de melhor qualidade.

A experiência do psicólogo também pode ser importante ter em conta no momento de decidir. Por vezes, é mais fácil começar por um psicólogo com o qual se identifique (na forma de ser, comunicar) ou eventualmente, ser referenciado por uma pessoa próxima de si, pode ser uma mais-valia.

Em alternativa, poderá sempre fazer uma pesquisa de mercado antes de tomar a decisão final.

O psicólogo irá falar com a minha empresa/local de trabalho ou com a minha família?

A relação estabelecida e os dados partilhados com o psicólogo são confidenciais e obedecem criteriosamente a um código deontológico especifico da ordem dos psicólogos portugueses e a diretrizes europeias, por isso os dados nunca serão partilhados a menos que se torne essencial faze-lo, mas ainda assim, só poderá ser feito com o seu consentimento expresso ou em caso de perigo iminente para o próprio ou contra terceiros.

Para ajudarmos a marcar a sua primeira consulta pode ligar ou enviar uma mensagem escrita por whatsapp ou messenger para +351 965 647 475. Para mais informações pode ainda clicar aqui.

Retirado e adaptado de Looking for a psychologist?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close