Mindset e o Poder de Acreditar – Será que Você é Capaz de Lidar com as Suas Crenças?

Carol Dweck estuda a motivação humana, durante os seus dias a investigadora tenta compreender como as pessoas são capazes de ter sucesso (ou não) e o que conseguem ter em controlo para acelerar esse processo. A sua teoria baseia-se na ideia da existência de dois mindsets e a influência poderosa que estes têm na obtenção do sucesso.

No fundo o seu trabalho é analisar e compreender como é que os mindsets das pessoas funcionam, como é que usam a sua própria estrutura para se guiarem nessa viagem.

A investigação de Dweck demonstra o poder dos nossos pensamentos mais básicos e o efeito das nossas crenças. Quer estejamos conscientes ou menos conscientes, as crenças afetam o que queremos e como queremos atingir o nosso sucesso. A maior parte das coisas que reconhecemos como estruturas da personalidade nascem do tal “mindset”. Este conhecimento pode impulsionar ou dificultar o nosso potencial.

Dweck afirma que estamos perante a existência de dois tipos de mindsets – Mindset Fixo (Fixed Mindset) e Mindset Crescimento (Growth Mindset):

Mindset fixo – inteligência estática, tendência para:

– Evitar desafios

– Desistir facilmente dos obstáculos

– Encarar o esforço como algo doloroso e infrutífero

– Não aceitar uma crítica, ignorar o feedback vendo-o como algo negativo

– O sucesso dos outros provoca desconforto

Como resultado…existe uma fácil aceitação dos resultados e consequentemente leva a um menor potencial.

Mindset Crescimento – inteligência pode ser desenvolvida, o que transmite um desejo profundo de aprender e evoluir mentalmente, tendência para:

– Abraçar desafios

– Persistir e enfrentar os obstáculos

– Encarar o esforço como parte do processo para obter ganhos

– Aprender com as críticas

– O sucesso dos outros é visto como uma fonte de inspiração

Como resultado…atingem níveis superiores em relação ao seu potencial, dando-lhes uma sensação que existe sempre possibilidade para se procurar aprender e evoluir.

Para Dweck, a forma como nos vemos a nós próprios pode determinar e influenciar tudo o resto. Se acreditar que as suas qualidades são imutáveis (mindset fixo) vai querer provar a si mesmo que está correto, em vez de tentar aprender com os seus erros.

A maioria das pessoas gasta o seu tempo focando-se simplesmente a tentar provar as suas próprias convicções e crenças mal fundamentadas, sejam elas ao nível da sua inteligência, ao nível do seu trabalho, ao nível de uma sala de aula ou numa relação. As situações são vistas como se colocassem constantemente à prova a sua inteligência, a sua personalidade ou o seu carater. Cada situação é avaliada numa espécie de tudo ou nada: Será que vou ter sucesso ou falhar? Será que vou parecer inteligente ou tolo? Será que vou ser aceite ou rejeitado? Será que me vou sentir um vencedor ou derrotado?

Estes pensamentos são culturalmente desejáveis. Nós valorizamos a inteligência, a personalidade e o carater. É normal querer atingir, mas… mudar as nossas crenças e convicções pode ter um impacto profundo. O mindset de crescimento cria uma paixão para aprender. Dweck afirma “Para quê gastar o tempo afirmando o quanto somos bons (mas sem mudar nada), quando podemos ganhar (ou seja evoluir) procurando fazer as coisas de forma diferente?”

As ideias que criamos sobre o “risco” e “esforço” têm origem no nosso mindset. Algumas pessoas constatam o peso de se desafiarem a elas próprias a fazerem coisas incríveis nunca antes experimentadas, pois elas desejam colocar todo o seu esforço, empenho e dedicação para aprender e evoluir. Enquanto outros, só de pensarem eventualmente no esforço e tempo que necessitam para fazer alguma diferença, boicotam e evitam faze-lo, colocando como pensamento: “não importa”.

Existe algo que gostaria de deixar claro aqui: As pessoas com um mindset fixo já leram centenas de livros sobre como ter sucesso. Uma das coisas que a maioria dos livros diz é: para ter sucesso a pessoa tem de ser o melhor dela própria, e não acerca de ser melhor do que os outros. Também se lê que o falhanço ou a derrota é uma oportunidade de crescimento e não de comodismo e ainda, o esforço é a chave para o sucesso. Mas esses tipos de pessoas não são capazes de pôr tais ideias em prática, porque elas mantêm um mindset básico. As suas crenças estão amarradas ao sucesso de uma outra maneira – acreditam que o sucesso é dar mais do que os outros, o erro ou o falhanço não é a sua medida, e que o esforço é para aqueles que não o conseguem concretizar através do talento.

Penso que será claro compreender, o quanto é ridiculamente fácil cair nesta armadilha, pois no início sentimo-nos verdadeiramente motivados para a mudança, contudo devido ao nosso mindset fixo, rapidamente nos deixamos persuadir por ele, por isso não basta a leitura de um bom livro.

Se pensarmos nas crianças que se sentem obcecadas pelos resultados escolares, sabemos que o seu mindset é centrado na avaliação, logo, no resultado. Nessa lógica, é o “bom” resultado que os faz motivar para continuar o seu percurso, quando deveriam estar preocupados com o envolvimento do seu trabalho no geral, é por isso necessário – “Não louvar a inteligência ou talento, mas louvar a ética do trabalho”. Isto é, não gratificar a criança pelo seu resultado final, mas louvar a sua dedicação, empenho, esforço, estratégia, foco, perseverança e o seu aperfeiçoamento. Este processo cria crianças resistentes e resilientes.

Acredite: É possível mudar mindsets.

Retirado e adaptado de: Carol Dweck: A Summary of The Two Mindsets And The Power of Believing That You Can Improve

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close