What is Psychology?

De acordo com os mass media e os programas televisivos os psicólogos são superdotados, capazes de compreender e predizer o comportamento humano sem falhas, eles conseguem resolver cenas de crime violento e antever onde ou quem vai ser a próxima vítima. Outro pensamento tradicional é imaginar o psicólogo sentado numa sala ou gabinete envolto numa estante cheia de livros e no divã encontra-se deitado ou sentado um dos seus pacientes que fala sobre a sua infância.

Mas Será que a Psicologia é Mesmo Só Isso?

De fato existe um pouco de verdade no que se diz, mas não deixa de ser um estereótipo cruel sobre o trabalho de tantos profissionais. O papel da psicologia e do psicólogo é muito mais do que isso.

A psicologia é o estudo da mente e do comportamento humano. As pesquisas em psicologia procuram compreender e explicar como é que as pessoas pensam, agem e sentem. Os psicólogos investem muito tempo (e dinheiro) para aprender sobre muitos fatores que causam impacto no comportamento influenciando a esfera biológica e social.

A aplicação da psicologia é variada e inclui o tratamento da doença mental, o desenvolvimento de competências, o bem-estar psicológico e muitas outras áreas que estão diariamente presentes na vida de cada um de nós. O desenvolvimento, a personalidade, o pensamento, as emoções, a motivação, o comportamento social é apenas uma pequena parte onde a psicologia está presente.

Existem muitas carreiras diferentes, sim é verdade que existem psicólogos que ajudam a resolver crimes, mas também existem outros que ajudam pessoas a melhorar a sua saúde mental. Existem psicólogos que trabalham na melhoria do ambiente de empresas e outros que desenham e implementam programas de prevenção sobre muitas temáticas diferentes. Existem psicólogos que trabalham para a segurança de passageiros aéreos e ajudam a desenvolver programas de computador, os psicólogos também estão presentes na vida militar, nos hospitais e nas escolas.

Não importa onde os psicólogos trabalhem, existe sempre algo que têm em comum: ajudar a compreender, explicar, predizer, modificar e melhorar o comportamento humano.

4 Tópicos a Saber Sobre Psicologia:

1- A psicologia é uma disciplina tanto teórica como prática.

2 – Existem muitas áreas específicas da psicologia:

– Comportamento anormal (psicopatologia)

– Biopsicologia

– Psicologia Clínica

– Psicologia Cognitiva

– Psicologia Comparativa

– Psicologia do Desenvolvimento

– Psicologia Forense

– Psicologia Organizacional

– Psicologia da personalidade

– Psicologia Social

– Psicologia da Educação

– Psicologia do Desporto

– Investigação

3 – Os psicólogos utilizam métodos científicos.

4 – Existem muitas aplicações diferentes da psicologia e do trabalho dos psicólogos.

Os psicólogos dedicam todo o seu trabalho a compreender o comportamento e a mente humana e a desenvolver aplicações práticas importantes que causam um impacto todos os dias em muitas vidas humanas.

Tradução e adaptação de What is Psychology?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close