Sabe Qual É a Zona que Ocupa 1/4 do Cérebro e É conhecida como O Maestro?

No nosso cérebro existem áreas destintas para a execução de muitas das nossas tarefas diárias, como comer, correr, respirar, memorizar, planear entre outras. O cérebro é composto por uma vasta rede neuronal (neurónios) que comunica entre si, sem ela não era possível para o ser humano ser aquilo que é hoje – um complexo sistema avançado de comunicação.

Mas aquilo em que nos tornámos hoje é fruto de uma evolução do cérebro. Uma das áreas que mais facilmente se enquadra nesta visão é a região do lobo frontal, mais propriamente o córtex pré-frontal. Esta é a zona que nos distingue dos outros animais, pelo fato de ser a zona mais frequentemente relacionada com as capacidades metacognitivas, funções executivas e de comportamento social em geral.

Sobre um olhar funcional, podemos dizer que o córtex pré-frontal é a sede das funções cognitivas mais complexas e evoluídas do ser humano, tendo um papel central no que respeita atividades como a criatividade, conduta social, desenvolvimento de operações formais de pensamento, tomada de decisões e juízo ético e moral, entre outras.

Para muitos autores o córtex pré-frontal do lobo frontal é considerado como o Maestro de todo o restante cérebro, pois é nele que se centram todas as ligações:

“(…)porque se trata de uma região do cérebro amplamente conectada, que

recebe informação de diferentes modalidades sensoriais e cognitivas e que, com base na

informação que tem à sua disposição, faz a coordenação de respostas e comportamentos

ambientalmente adaptados” (Goldberg, 2001).

Córtex préfrontal

O que são as chamadas funções executivas?

As funções executivas são as funções cognitivas responsáveis pelo planeamento, iniciação, seguimento e monitorização de comportamentos complexos dirigidos a um determinado objetivo, como por exemplo tomar a decisão de beber um copo de água e ser capaz de planear essa ação.

Em termos neurobiológicos e de numa perspetiva simplista, o córtex pré-frontal é responsável por filtrar a informação recebida através de diferentes estímulos sejam eles sonoros, visuais, olfativos, tácteis ou paliativos e executar a expressão de um comportamento ajustado para essa resposta de acordo com o meio. Por outras palavras, quando recebemos um estímulo é o córtex pré-frontal (localizado na nossa zona da testa) que analisa essa informação e transmite a resposta mais adequada a dar consoante a análise que fez.

“O córtex pré-frontal permite o controlo, organização e coordenação de diversas

funções cognitivas, respostas emocionais e comportamentos, mediante um conjunto de

funções de auto-regulação, ou auto-controlo, designadas como Funções Executivas. Esta

capacidade de coordenação cognitiva permite que o funcionamento executivo crie soluções

para novos problemas, prevendo as diferentes consequências que cada uma das soluções

analisadas possa gerar”.

Esse complexo processo tem um papel fundamental nas nossas escolhas diárias e contribui para a criação de um padrão das decisões a curto, médio e longo prazo, pelo fato de serem criadas prioridades distintas.

Funções Executivas

Porque é que o córtex pré-frontal é tão importante?

O córtex pré-frontal é ainda uma área no modelo neuroanatómico de regulação do humor. Representando aproximadamente cerca de 30% do neocórtex (1/4 de todo o córtex cerebral) e possui extensas e complexas ligações a circuitos corticais e subcorticais envolvidos no processamento emocional composto pela amígdala, corpos mamilares, hipocampo, córtex entorrinal, tálamo, gânglio da base, ínsula.

Quando existem lesões nestas áreas podemos estar perante um conjunto de sintomas como euforia, irritabilidade, distractibilidade, hiperatividade, desinibição – sintomas esses que podem aparecer também em perturbações afetivas, como a doença bipolar.

Como se divide o córtex pré-frontal?

O córtex pré-frontal encontra-se dividido em três zonas distintas:

1) Córtex Dorsolateral

2) Córtex Frontomedial

3) Córtex Orbitofrontal

De acordo com os conhecimentos atuais, lesões em qualquer das três regiões referidas podem produzir sintomas especificamente relacionados com estas áreas.

Quando o córtex pré-frontal é afetado com uma lesão quais as consequências que podem estar implicadas?

 

Se a síndroma (conjunto de sintomas e sinais) for localizado na zona do córtex dorsolateral responsável pelas funções executivas poderemos ter alterações no planeamento das ações (dificuldade em realizar um planeamento eficaz), alterações na flexibilidade mental capacidade para realizar diferentes modos de raciocínio para atingir o mesmo fim, dificuldade de abstração a determinados estímulos, apatia, distração recorrente, falta de cuidado próprio (negligência pessoal)

Se a síndroma for na zona frontomedial é sobretudo afetadas tarefas que se relacionam com a iniciativa e motivação, manifestando-se principalmente uma apatia, incontinência e possíveis alterações na marcha.

Se a síndroma orbitofrontal teremos alterações da personalidade principalmente ao nível da desinibição, impulsividade, labilidade emocional, modificações olfativas, entre outras.

Estas alterações no córtex pré-frontal resultam sobretudo num estilo de vida ocupacional e social disfuncional.

Fontes: Madeira, N. & Santos, T. (2011). Síndrome de lobo frontal: uma entidade única? Revista de Psiquiatria Consiliar e de Ligação; Alves, G. & Rozenthal, M. (2005). Avaliação neuropsicológica dos circuitos pré-frontais relacionados à tomada de decisão na esquizofrenia: uma revisão sistemática da literatura. Revista Psiquiatria; Alexandre, J., Luís, A. & Garrito, A. (s.d.). Novos dados na relação entre córtex pré-frontal e doença bipolar. Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca; Seruca, T. (2013). Córtex pré-frontal, funções executivas e comportamento criminal. Tese para obtenção de grau de doutorando. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close