Relaxamento e Visualização em Psicologia: Relação Corpo-Mente ou Mindfulness?

O relaxamento e a visualização são técnicas usadas na psicologia que têm por objetivo ajudar a pessoa a gerir e reduzir o stresse. Essa gestão passa essencialmente pela reeducação como a mudança de atitude e reprogramação mental (pensamentos/cognição). A reprogramação mental contribui assim para o aumento do autoconhecimento através de uma maior consciência, fortalecendo a compreensão do processo de relação corpo-mente.

A técnica de visualização é usada desde há muitos séculos, principalmente como forma de cura ou diminuição da dor. Aquilo que se sabe hoje em dia é que a imagem fabricada na nossa mente é um processo psicobiológico, isto é, é o próprio pensamento que invoca o uso dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) como comunicação com o próprio corpo. Esta comunicação propicia perceção, emoção e mudança corporal.

Nos momentos de ansiedade por exemplo, o corpo comporta-se de forma adaptativa à emoção, através da ativação dos músculos voluntários pelo sistema nervoso, o que resulta num estado de tensão corporal. É por isso possível observar que a ativação do cérebro em experiências de ansiedade modifica os pensamentos e o próprio corpo.

Quando o corpo está nesse estado de tensão é possível recorrer a um conjunto de técnicas e métodos diferentes como o relaxamento e a meditação.

Em terapia cognitivo comportamento a técnica de relaxamento é uma das mais utilizadas pelo efeito benéfico que se tem verificado na obtenção de resultados positivos.

A prática da meditação tem na sua origem o Oriente e caracteriza-se como uma forma muito específica de compreensão do mundo, através dos seus valores éticos. Ela chegou ao Ocidente há muitos anos e tem vindo cada vez mais a afirmar-se. Hoje sabemos que a meditação gera um conjunto de alterações físicas e psicológicas e apresenta resultados muito satisfatórios, contribuindo claramente para a saúde mental, em particular nos casos de ansiedade e depressão.

Certamente já ouviu falar do mindfulness. O Mindfulness não é mais que um tipo particular de meditação e enquadra-se na terceira geração de terapias comportamentais segundo o pressuposto que a valorização da pessoa de acordo como ela é, com os seus valores é algo muito mais intuitivo.

Uma coisa é certa, meditação e relaxamento em terapia ou simplesmente como rotina e pratica semanal trás grandes benefícios para a saúde física, mental e espiritual. Não é em vão que estas técnicas são praticadas pelas pessoas que têm maiores sucessos na sua vida.

Começar pode não ser fácil, mas se nunca experimentou aconselho a fazê-lo e verá se se estas práticas são para si. Caso não se sinta suficientemente adepto(a) existem muitas outras formas de ligação do corpo com a mente desde que os processos sejam verbalizados e feitos de forma consciente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close