Pessoas Com Personalidade Evitante

Existem diferentes perturbações da personalidade, hoje vamos abordar em linhas gerais a perturbação da personalidade evitante.

As pessoas com personalidade do tipo evitante vê-se a si mesmas como socialmente inadaptadas e incompetentes quer ao nível escolar, quer profissional. Apresentam uma tendência para descreverem os outros à sua volta, como demasiado críticos e exigentes e por vezes desinteressados em si.

Muitos dos pensamentos da pessoa com perturbação da personalidade do tipo evitante, levam-na a crer que não são suficientemente bons para os outros, com pouco valor e que ninguém ou poucas pessoas gostam de si. Existe sobretudo muitas crenças que levam a pessoa a acreditar que se as outras pessoas descobrirem quem é, podem facilmente rejeitar e afastar-se, o que levaria a pessoa a sentimentos de muita frustração.

Para si, uma das grandes ameaças é que possam ser apontados como sendo uma fraude e consequentemente os leve a sentirem-se inferiorizadas.

Por vezes, a pessoa é levada a assumir um conjunto de estratégias para evitar a todo o custo situações que as levem a sentir-se pressionadas e avaliadas. Algumas das suas estratégias, passam por:

• Evitar a todo o custo situações que possam colocar a pessoa numa situação de avaliação;

• Afastam-se no núcleo dos grupos sociais para se sentirem mais protegidos de alguma eventual tentativa de contato mais profundo;

• No contexto profissional, afastam-se de grandes responsabilidades ou tentam salvaguardar-se que não se aproximam de determinadas pessoas com medo de represálias

Importa esclarecer que as pessoas com perturbação da personalidade evitante sofrem constantemente com os seus próprios comportamentos e pensamentos, tornando-se por vezes em situações pouco adaptativas. A ansiedade e os sentimentos de tristeza estão fortemente correlacionados com esta alteração da personalidade.

Outros comportamentos são percebidos na perturbação da personalidade evitante como:

• Muita reserva face a relacionamentos íntimos, por receio extremo de ridicularização e vergonha;

• Constante preocupação com críticas ou possível rejeição social;

• Crê ser incapacitado para o estabelecimento de relações sociais, pouco atrativo e inferior aos outros;

• Muita dificuldade em envolver-se ou iniciar-se em atividades novas, pelo receio de poder passar por situações constrangedoras;

• Tendência para a timidez e “invisibilidade” pelo medo da rejeição;

• Baixa autoestima;

• Podem estar associados outros problemas como: depressão, ansiedade, bipolaridade e fobia social.

O Tratamento

O tratamento para a perturbação de personalidade evitante passa sobretudo pelo controlo dos sintomas de ansiedade e depressão em primeira instância. É normal que se possa recorrer a farmacologia para o controlo destes sintomas, contudo é necessário fazer-se um trabalho terapêutico que permita trabalhar outras competências relevantes.

O modelo cognitivo-comportamental é um dos modelos teóricos que revela melhores resultados, pois permite treinar e capacitar a pessoa a aprimorar as suas skills sociais, tornando-se assim mais confiante e segura na relação com os outros e com o ambiente.

A aplicação deste tipo de terapia permite esclarecer com a pessoa o processo de evitamento e afastamento, promovendo a função protetora da situação evitada e efetivamente, potencializar na pessoa a capacidade de se sentir mais segura com a ajuda do terapeuta.

Ao longo do processo, o terapeuta, fará um trabalho interno com a pessoa, com recurso a diferentes técnicas. Estas técnicas permitirão atingir um objetivo ultimo que será a adaptação dos pensamentos e ações e, o treino de competências sociais e relacionais.

Para agendamento de consultas clique aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close