Exames Nacionais – Como Os Pais Podem Ajudar?

Uma certa ansiedade é normal e é benéfica, pois ajuda a melhorar os níveis de atenção e concentração. Níveis muito elevados de ansiedade podem levar a um colapso evidente.

Nesse caso, o que os pais podem fazer?

1 – Enquanto pai ou mãe é importante aliviar a pressão que muitas vezes fazemos aos nossos filhos. É importante transmitir que sabemos que se estão a esforçar e que apenas esperamos que deem o seu melhor sem fazer grandes dramas.

2 – Controlar as expetativas é outro ponto alcançável. É preciso compreender o percurso escolar dos nossos filhos, saber o que esperar. Queremos sempre o melhor para eles e que atinjam altos níveis de excelência, contudo devemos ter consciência que nem todos chegam ao topo. Se um jovem é mediano e estamos sempre a pressiona-lo, o mais certo é que este entre num estado de ansiedade muito grande e, se sinta frustrado caso não atinja os objetivos e expetativas que o pai ou mãe possuem.

3 – Devemos demonstrar a nossa preocupação com os exames, mas essa preocupação deve começar desde o início, ou seja desde o 1º dia de escola. Dizer coisas do tipo “Não te preocupes…” para um filho, pode ser interpretado como algo que não interessa e por isso, não tem valor. É saudável e natural que os pais se importem com os filhos, assim como é expectável que tal aconteça.

4 – Estabelecer o diálogo e tentar compreender o que se passa pode ajudar os nossos filhos a falar sobre o que os preocupa e, o que sentem sobre o estudo ou a matéria em si. Devemos mostrarmo-nos disponíveis para ouvir, sem julgar e dar “sermões” pouco construtivos.

5 – Não tente criticar ou assumir a postura de professor. Pode sempre ajudar o seu filho a estudar, mas não deve fazer o trabalho por ele. Por vezes, temos tendência a dar explicações sobre conteúdos que não dominamos e podemos, sem querer, transmitir uma falsa ideia. Se quiser ajudar e não conseguir o melhor a fazer é falar com quem saber ou seja, com o diretor de turma e professor.

Retirado e adaptado de: Guia para Um Exame Sem Ansiedade – Observador, 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close