Grit O Novo Conceito que Vai Querer Usar Todos os Dias

A paixão e perseverança são conceitos usados muitas vezes e em contextos diversificados. Enquadrado num contexto de realização pessoal e/ou profissional estes conceitos aparecem com interpretações muito distintas.

Coloco uma reflecção para todos pensarmos… num contexto de trabalho queremos sentir-nos envolvidos e motivados. No entanto, parece que por mais competências que tenhamos e conhecimento da ”matéria”, existe sempre alguém que tem maior facilidade em atingir objetivos e fá-lo com alguma destreza. Por vezes pensamos que aquele que tem maior QI (quociente de inteligência) terá sempre mais sucesso. Mas será que é mesmo verdade? Existem muitas histórias sobre casos de sucesso. Pessoas que à partida estariam automaticamente excluídas de uma boa carreira profissional e um bom trabalho, conseguem desenvolver e atingir coisas extraordinárias.

Segundo a psicóloga Angela Lee Duckworth “Grit é a paixão e perseverança em metas de longo prazo. Grit é ter resistência. Grit é não desistir do seu futuro todos os dias, não apenas uma semana, e não apenas um mês, mas durante anos, e trabalhando duro para tornar real esse futuro. Grit é viver a vida como ela é: uma maratona, não uma pequena corrida.” (in O que e grit ).

Existe um outro conceito fundamental a garra. Vários estudos demonstram que para se ter sucesso seja em que área for, não basta ter paixão e empenho. A garra funciona como uma energia que nos canaliza para algo a longo prazo, o que é um pouco diferente da motivação. A motivação existe normalmente com um grande alavanca de energia, mas se essa energia não for alimentada, ela deixará de existir a curto-prazo. A garra, ao contrário da motivação, é algo que se mantem no tempo e permite que a pessoa canalize os seus objetivos com maior foco e concentração.

Acontece inúmeras vezes, definirmos bons objetivos. Objetivos que nos parecem serem metas bem definidas, porém ao fim de algum tempo parece que essa vontade começa a diminuir drasticamente. Começamos a questionar se verdadeiramente seria esse a nossa meta, se os objetivos estão realmente bem traçados e são atingiveis. É neste momento que por norma,começamos a desviar-nos do caminho. Para muitas pessoas é normal sentirem-se extremamente motivadas para determinada tarefa, mas rapidamente mudam a sua opinião, mudam o seu caminho e é quase como se necessariamente procurassem comecar tudo de novo. Largam um projeto, deixam de lado uma ideia. Obviamente, por vezes os objstáculos são duros de superar e por essa razão começamos a desistir. Usando um pensamento grit isso não acontece.

Estudos de eficacia sobre a questão da grit chegaram à conclusão que uma pessoa com menores capacidades, pode ser muito mais bem sucedida em diversas áreas da sua vida se aplicar um pensamento grit – paixão, preserverança e garra.

Para vossa curiosidade deixo-vos este testemunho da autora do grit em Ted Talks Angela Lee Duckworth – Grit The Power Of Passion and Perseverance

E o belissimo livro que contem muitas ideias interessantes: Livro Grit

FC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close