Pessoas Que Contaminam Outras

Certamente já ouviu falar em pessoas toxicas, pessoas que contaminam a nossa vida, pessoas que nos fazem sempre acreditar que estamos a fazer algo de errado. O tipo de pessoas que nos leva a gastar demasiada energia em coisas que no final das contas, não nos levam a lado nenhum. Pessoas toxicas são pessoas que como o próprio nome indica, contaminam negativamente os nossos pensamentos, o nosso comportamento e conseguem incrivelmente manipular o nosso humor. Não conseguimos explicar muito bem como isso acontece, há quem descreva este tipo de pessoas como “mesquinhas”, “más”, “inconvenientes” ou “fora de controle”.

O que significa a palavra “Toxico” ? Adjetivo, nome masculino, considerando-se que é uma substância que produz efeitos nocivos no organismo; que contém veneno (In infopedia.pt)

Fazendo uma pesquisa rápida  por vários artigos disponiveis, um conjunto de características saltam à vista:

– Energia negativa

– Pessimismo

– Pessoas que criticam sem fundamento

– Chamam a nossa atenção, mas fazem-nos perder o nosso tempo

– São pessoas demasiado egocêntricas

– Manifestam com regularidade uma inveja desmedida

– Consideram-se sempre vitimas de tudo e todos

– Fazem o outro sentir-se mal através do uso desmedido de palavras ou comportamentos

Se está a reconhecer alguma pessoa próxima de si com estas características, então talvez seja importante começar a reflectir sobre o modo como quer permitir que essa pessoa invada a sua vida e acabe com as boas ideias, sentimentos de pertença e bem-estar.

 

Sabemos porém que existem pessoas que estão a passar por uma má fase da sua vida e que isso pode em certa parte, ajudar a que as outras pessoas, olhem para si como pessoas tóxicas. Esta questão é muito delicada. Se pensarmos em algum momento das nossas vidas, talvez também nós tenhamos sido pessoas tóxicas quer pelo contexto, quer pelo momento que estávamos a passar em termos pessoais ou profissionais.

Uma coisa é certa, pessoas que contaminam negativamente a nossa vida, podem (se não estivermos em alerta) ajudar-nos a encaminhar a nossa vida para um fundo de descontentamento, acompanhado por um sentimento de falta de controlo e desanimo generalizado sobre nós próprios.

Se sente que existem demasiadas pessoas tóxicas à sua volta e que não estão a contribuir para o seu bem-estar, então o melhor é libertar-se desse medo e começar por afastar-se dessas pessoas. Não tem mal algum disso, pelo contrário, isso é sinal que valoriza o seu equilíbrio emocional e é capaz de compreender que tal aspeto pode ser mesmo muito benéfico para a sua saúde.

Se por outro lado, a pessoa toxica não está nos outros mas em si mesmo, o cenário muda ligeiramente de figura. Por vezes o nosso pior inimigo somos nós mesmos. Primeiro passo, é procurar ajuda especializada. É importante perceber que por vezes esse comportamento é utilizado como uma ferramenta de defesa própria, por vezes, bastante enrieizada nos nossos mapas mentais.

Primeiro ponto é começar a compreender quando o faz, quantas vezes ocorre e o que predispõe esse comportamento/atitude. Aceitar fazer esse caminho com a ajuda de um especialista certamente, trará consigo resultados satisfatórios para a mudança. Lembre-se a mudança, seja ela qual for, nunca é fácil, no entanto o primeiro passo é sempre de nós próprios. É preciso acreditar que a mudança é possível, e embora ela possa demorar a ficar bem alinhada, esse não deve ser o foco. O foco está no equilibrio e estabilidade e na compreensão dos fenómenos psicquicos e emocionais.

FC

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close