Síndrome da Visão em Túnel

A vida corre tão depressa que o melhor é rapidamente resolver os problemas, se não, isso certamente irá afetar a minha vida amorosa, profissional, social e económica.

Quando tentamos resolver um problema temos tendência a focarmos-nos no problema em si e não nas soluções. Pensamentos como “estou farto de procurar e não vejo solução à vista! Isso deixa-me ansioso e frustrado, tudo de mau parecer acontecer só a mim!” invadem os nossos sonhos e fazendo-nos por vezes, chegar ao ponto de nos questionarmos. Afinal  quem sou eu? Será que estou a fazer as coisas bem ? Será que as outras pessoas também passam por isto ? Que estupidez! Isto deve ser só comigo”.

Quando estamos demasiado ansiosos em chegar a uma resposta, a nossa mente e todo o nosso corpo organiza-se de modo a gastar todos os seus recursos para esse fim. Isso faz com que inconscientemente, fiquemos menos disponíveis e menos receptivos a novas aberturas de porta, a novas ideias e a novos caminhos. Estamos tão focados num determinado problema que não somos capazes de reconhecer que todos os nossos sistemas funcionam em rede, isto é, somos como um grande circuito de informações que se cruzam em cada segundo, a nossa idade influencia, a nossa personalidade influencia, a nossa componente genética influencia, o nosso ambiente influencia e por ai fora…

A Síndrome da Visão em Túnel é um mal comum no ser humano. Somos muitos bons a olhar mas não a ver. Somos muito originais nas criticas que fazemos aos outros, mas temos dificuldade em avaliar e compreender as nossas próprias dificuldades e em aceitá-las de mente aberta. Mais facilmente encontramos uma solução para um problema de um amigo, porque ele parece bloqueado e não consegue compreender. Mas temos muita dificuldade em olhar para o lado, abrir um pouco mais o nosso campo de visão para conseguirmos reconhecer as nossas próprias soluções e, por isso bloqueamos.

Na verdade, somos quase sempre o nosso pior inimigo. Quando aprendemos a abrir os nossos horizontes, somos muito mais capacitados a aceitar uma dificuldade e em reconhecer/identificar soluções, mesmo que para isso, necessitemos de recorrer à tal rede de suporte.

FC

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close