Pensamento Emocional para que te quero!

O pensamento emocional pode ser interpretado de algumas formas diferentes, mas desta vez vou tornar a “coisa”mais simples, ora vejamos.

Por norma o dito pensamento emocional é caraterizado, por ser um pensamento mais impulsivo e menos filtrado se assim  se pode dizer, contudo não deixa de ter as suas particularidades. Pode dizer-se que o pensamento emocional, assume muitas formas diferentes para querer transmitir a mesma coisa. Algumas dessas características são:

  • Irracional
  • Juízo emotivo
  • Sem Solução Aparente
  • Paranóico
  • Só vê um lado da questão
  • Perito em opiniões pouco amadurecidas

Vejamos agora cada uma delas…

Irracional

Quando existe informação deficitária sobre alguma coisa, o pensamento emocional tende a ser irracional, pois procura preencher as peças que faltam com as peças de que o próprio dispõe, sem se dar ao trabalho de compreender se elas fazem sentido. Muitas vezes, o que dai se retira é uma experiência constrangedora. Vamos imaginar que você está á espera de uma amiga para jantar, mas ela nunca mais chega. O mais sensato é começar a pensar que acabou de levar uma grande tampa… contudo, quando a sua amiga finalmente chega, você nem dá tempo para que ela se explique e começa… “eu vi logo que isto ia acontecer, agora perdi a fome!” e começa loucamente a murmurar e a deslocar-se para o carro. Quando a sua amiga finalmente consegue dizer alguma coisa, ela expressa… “desculpa mas o meu carro não pegava e precisei de pedir ajuda”. O que aconteceu entretanto ? Provavelmente já milhões de sinapses foram feitas na sua cabeça a pensar mil e uma coisas sobre a sua amiga (sim, inclusive isso que está a pensar..).

Juízo Emotivo

O pensamento emocional é perito na cena de crime da avaliação rápida e sem misericórdia dos outros ou das situações. Isto, ocorre porque ele está preso aos sentimentos ou impressões mais precoces, que não são certamente dotados de um raciocínio. O juízo emotivo é muitas vezes recorrente, principalmente em matéria de julgar os outros sem qualquer critério lógico. Este tipo de juízo pode ser utilizado como forma de conseguir exercer poder sobre alguma pessoa, ou tentar obter controlo sobre a situação.

Sem Solução Aparente

Sem solução aparente e prestes a explodir são duas ações que ocorrem regularmente com algumas pessoas. Elas reagem de tal forma emotiva, exagerada e com emoções tão intensas que chega a ser difícil encontrar uma solução para um problema que lhes surja, pois tudo vai dar ao mesmo fim, que será a não solução do problema. Não conseguem fazer o chamado processo – parar para pensar, pois ficam demasiado ocupadas com pensamentos ruminantes de não conseguirem atingir determinados resultados deixando completamente de lado o seu foco, não para a solução do problema, mas no problema em si mesmo. O que acontece a seguir, é que as suas casas-cérebro são invadidas com pensamentos negativos e de desesperança, pondo em causa muitas vezes algumas questões existenciais. Têm dificuldade em assumir uma atitude assertiva e de controlo positivo da situação.

Paranóico

Esta característica é certamente a que causa mais impacto, pois a pessoa precisa de se sentir acima de tudo, segura, seja em que situação for. Ora, se uma pessoa não se sente segura, entrará em modo de sobrevivência, ativará todas as suas capacidades e partirá para o “ataque” ao mínimo sinal de alerta. Normalmente, o efeito que transmite é de andar sempre um pouco desconfiado contudo e com todos, a ponto de criticar alguém, (pois pensa que este disse algo contra si) mesmo sem ter qualquer prova desse facto. Dá quase a sensação de andar sempre de radar ligado á espera de apanhar alguém. Também se tornam muito bons a descontextualizar os factos, pois como se apercebem que afinal estavam errados, precisam de manter um pensamento em defesa e por isso, colocam as coisas no lugar que para eles faz sentido, transmitindo assim algum controlo de situação  para eles próprios se sentirem seguros.

Só Vê um Lado da Questão

O pensamento emocional consegue por vezes ser implacável com algumas analises de dados. Uma facto recorrente, é a dificuldade em ver os dois lados da história. Bom, não ver os dois lados da história não parece ser algo preocupante, contudo, se isso se tornar demasiado inflexível é preciso ter cautela para saber lidar. Conseguem sobretudo ser muito críticos e radicais em algumas das suas respostas, só vem um único caminho e não aceitam que sejam feitas sugestões contrárias. Tal como as crianças são capazes de simplificar o pensamento “ou é amarelo ou vermelho, as duas não podem dar laranja. Laranja é laranja”, o mesmo ocorre aqui: ou é preto ou é branco, juntos não podem dar cinzento!

Perito em Opiniões Pouco Amadurecidas

Ao estilo flash, são peritos a chegar de volta à casa partida sem cumprirem com a passagem por todas as outras casinhas e paragens obrigatórias. Isto é, não conseguem tolerar a espera para conseguirem o máximo de informação possível para darem uma resposta, por norma tendem a chegar a conclusões demasiado cedo. Como normalmente essas conclusões não contém metade daquilo que é necessário, optam por fazer o contrário. Começam a procurar provas que permitam chegar a essa conclusão, distorcendo de modo a ajustar ao que precisam.

Uma coisa precisa ficar bem clara, o pensamento emocional é bastante útil e fundamental na nossa casa-cérebro. Apesar de por vezes “obrigarem-nos” a fazer coisas que parecem saídas de outra galáxia, são uma parte crucial para o equilíbrio da nossa mente.

“Nem tanto à terra, nem tanto ao mar.”

FC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close