A Atenção Seletiva: Aquilo que o Cérebro Decide Ver (e Não Ver)

A atenção seletiva é um termo muito usado que remete para a capacidade de mantermos a atenção numa determinada tarefa (consciente), sem que outra nos incomode (inconsciente). Exemplo disso é, quando estamos a ler um livro com música ambiente. O cérebro é capaz de manter a atenção focada na tarefa de ler, deixando para segundo plano a melodia de fundo. No entanto, a atenção é limitada, uma vez que não somos capazes de filtrar ao mesmo tempo todos os estímulos que recebemos.

Porém, a atenção seletiva também nos transporta para outra realidade, desta feita, mais amarga. A realidade de não vermos o que está mesmo ali à frente do nariz…

O termo Cegueira por Desatenção também é aplicado à atenção seletiva. O cérebro está tão habituado e focado num determinado estímulo que, ao fim de algum tempo, deixa de o processar e mais uma vez, remetendo-o para segundo plano. No fundo, depois de decidirmos o que merece a nossa atenção, “passamos a ser extraordinariamente cegos ao resto.”

Tal como referi anteriormente, uma vez que temos uma certa limitação para captar e processar todos os estímulos, o cérebro é obrigado a fazer uma seleção da sua atenção. Para tal, tem, necessariamente de deixar de processar outros para conseguir cumprir a sua função (a tal cegueira…).

Imagine como será a sua atenção seletiva nos dias em que se sente stressado? Provavelmente, vai ter muita dificuldade para encontrar alguma coisa de positivo nesse dia. Não é que não aconteça, mas facto é, que não está focado em encontrar o lado positivo, pois o seu cérebro está altamente focado para os estímulos que provocam stresse (podemos dizer inclusive, que o cérebro está mais sensível a esses estímulos ,i.e. responde mais rapidamente a eles). É possível, que nesse dia, tenha a sensação de que tudo está a correr mal.

Posso dar-lhe ainda outro exemplo: quando nos encontramos numa sala grande com muitas pessoas que nos são estranhas e estamos à procura de alguém. Se soubermos como essa pessoa está vestida, por exemplo, facilita-nos a tarefa. Estamos a dizer ao cérebro o que ele deve procurar. Se não lhe dissermos nada, torna-se muito mais difícil encontrar essa pessoa, pois estamos à procura através da “lente” do nosso padrão. Simplesmente, o cérebro não está preparado para processar um estímulo diferente daquele que não está habituado a reconhecer.

O Ponto de Partida da Lista de Prioridades Faz toda a Diferença

Podemos transportar a atenção seletiva e a cegueira por desatenção (na verdade são dois fenómenos que querem dizer a mesma coisa) para a vida em geral.

Se a sua lista de prioridades (objetivos de vida/metas a alcançar) estiver focada em acontecimentos positivos, será maior a probabilidade de estar disponível para os ver (mais sensível a eles, logo, dá uma resposta mais rápida). Se, por outro lado, a carga negativa que transporta é tamanha, vai ver “negativo” em tudo. Até a atitude pode moldar este cenário.

O cérebro, fascinante como é, influencia a perceção de tal maneira que pode simplesmente certificar-se que tudo o que ouvimos ou vemos vai de encontro à lista de prioridades definida por nós.

Talvez lhe possa fazer esta pergunta… que acontecimento gostaria que o seu cérebro desse menos atenção? Estabeleça para si uma nova lista de prioridades, começando por focar-se no topo da lista com aquilo que é mais importante para si.

Caroline Webb

“Como não estavam à procura dele, não o viram”

Se quiser fazer um teste à sua atenção seletiva, desafio-o(a) a ver este vídeo.

#psicologia acompanhamento psicológico adoção ansiedade bem-estar brain cliente consulta psicológica covid-19 crescimento pessoal criança crianças cérebro depressão desenvolvimento pessoal dicas dor emoções felicidade filme filomenacpsicologa gestão mental happiness leitura ler life life style livro mindset padrão de comportamento pais pensamentos psicologia psicoterapia reflexões relação terapêutica relações serie tv sofrimento stress sucesso sugestão leitura terapia tratamento vida

%d bloggers gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close