Sentir, Pensar e Agir Saudavelmente: Os Benefícios do Bem-estar Emocional

Quando falamos em bem-estar emocional estamos a considerar a capacidade para compreender as nossas emoções e aprender a lidar com os desafios da vida de forma equilibrada.

“Ser-se emocionalmente capaz” é saber utilizar diferentes ferramentas mentais, emocionais e comportamentais para lidar com situações do dia a dia que nos causam stress, ansiedade, frustração e que nos põem à prova. Para tal, é preciso aprender a estarmos atentos a nós mesmos, não só atentos ao nosso corpo, mas igualmente atentos à nossa mente. É saber reconhecer os pensamentos e sentimentos e, aceitá-los, quer sejam positivos ou negativos.

Se há coisa que não devemos fazer é fingir ou negar sentimentos, mas podemos aprender a gerir melhor o peso que lhe atribuímos na nossa vida e, com isso, saber que importância deve ocupar na nossa cabeça.

 Atualmente e com as alterações dos últimos meses, muitas pessoas têm olhado de forma diferente para si e para a sua vida. Têm feito reflexões internas sobre o seu estado de felicidade, e feito comparações de como se sentiam no passado e como se sentem atualmente. O que parece mais estranho, é que uma grande parte, percebe que já se sentia mal há muito tempo atrás, sentiam-se a perder o rumo, ou fingiam ter encontrado o seu rumo apenas e somente, para não terem a necessidade de explicar a mais ninguém o seu desconforto e as suas dúvidas.

Felizmente, cada vez mais existem pessoas que começam a compreender que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo.

Faço-lhe uma simples pergunta: Sente-se envolvido no processo de bem-estar emocional? Do seu próprio bem-estar emocional?

Existem formas diferentes que pode utilizar para o ajudar a refletir sobre o seu estado emocional atual. Vão desde coisas mais simples, que a maioria das vezes nos passam ao lado ou por olhares mais profundos. Ainda assim, é sempre importante olhar para dentro e fazer essa autoavaliação.

Comece por responder a estas questões:

 1) Tenho sido capaz de manter um equilíbrio das minhas relações entre o trabalho, família, amigos e outras obrigações?

2) Conheço-me bem o suficiente para saber aplicar técnicas e estratégias que me permitem reduzir o stress e gerir melhor esses momentos na minha vida?

3) Sinto que sou capaz de tomar decisões e não estou emocionalmente dependente de terceiros?

4) Tenho facilidade em definir prioridades na minha vida?

Cuidar dos nossos pensamentos

 Para conseguirmos manter níveis elevados de bem-estar emocional é preciso estar atento e desperto para fazer reajustes ao longo do tempo. Pense em si como um barco à vela. Para conseguir cumprir a sua rota com a maior tranquilidade e segurança possível, precisa saber “jogar” a favor do vento. Neste caso, é necessário reajustar as velas consoante o vento disponível. É o mesmo em relação ao bem-estar emocional. Mas não basta saber que “é preciso ajustar as velas”, é preciso saber como e quando o fazer. Uma manobra mal executada pode por tudo a perder.  Para conseguirmos encontrar esse equilíbrio, é fundamental saber o que fazer em relação ao bem-estar emocional e por isso devemos:

– Ter consciência e aceitar o que sentimos, ao invés de negá-los e tentar suprimi-los ou camuflá-los;

– Assumir uma forma de Ser e Estar com otimismo;

– Aprender a expressar assertivamente (verbal e não-verbal) as emoções e ideias;

– Melhorar os canais de comunicação com os outros, utilizando a clareza, transparência e respeito como pilares;

– Ser mais flexível a adaptar-se a mudanças, quer sejam provocadas por fatores externos e/ou internos;

– Estabelecer prioridades e aceitar que elas podem ser diferentes de outras pessoas;

– Compreender e encontrar as melhores estratégias para gerir o stress e que melhor se adequam a si;

– Aceitar que errar é um processo de crescimento/aprendizagem e não de incompetência ou incapacidade;

– Aceitar que a vida é e sempre será composta por aspetos e acontecimentos bons e menos bons, o que implica ocasiões de deceção e frustração.

 O bem-estar emocional ajuda-nos a sentirmo-nos mais capazes de gerir os diferentes momentos da vida, sentimo-nos mais competentes enquanto pessoas e melhores nas suas diferentes exigências da vida.

 Para tal, devemos estar disponíveis para:

– Realizar escolhas pessoas e decisões baseadas nos nossos valores e naquilo que nos define;

– Saber viver independente, enquanto compreende a importância de procurar e valorizar o apoio e ajuda dos outros, sejam eles familiares, amigos ou colegas de trabalho;

– Definir bem as nossas relações de interdependência com os outros tendo por base o compromisso mútuo, de confiança e respeito não só com os outros, mas sobretudo e em primeiro lugar, no respeito connosco próprios;

– Encarar os conflitos como momentos de potencial desenvolvimento das nossas capacidades de análise e adaptação, e ter a consciência que são eles que nos ajudam a definir quem somos e o que estamos dispostos a aceitar ou não na nossa vida e no nosso caminho.

– Ter plena consciência que é um direito e uma responsabilidade nossa cuidar de nós próprios, do corpo e da mente.

Aceitar que temos o direito a sentirmo-nos bem é uma ferramenta poderosa para a vida que deve ser encarada como um desafio, mas também, como o desenvolvimento do melhor de nós.

#psicologia acompanhamento psicológico adoção ansiedade bem-estar brain cliente consulta psicológica covid-19 crescimento pessoal criança crianças cérebro depressão desenvolvimento pessoal dicas dor emoções felicidade filme filomenacpsicologa gestão mental happiness leitura ler life life style livro mindset padrão de comportamento pais pensamentos psicologia psicoterapia reflexões relação terapêutica relações serie tv sofrimento stress sucesso sugestão leitura terapia tratamento vida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close