Já Ouviu Falar de Depressão no Trabalho?

O conceito de depressão no trabalho é lhe familiar? É muito provável que intuitivamente, ao pensar nele, associe a uma baixa médica devido à depressão ou a problemas no contexto do trabalho (patrões agressivos, ambiente de trabalho tóxico, pouca ou nenhuma identificação com os colegas de trabalho, pressão para cumprir prazos e atingir metas, etc.).

A depressão no local de trabalho é o termo que usamos para indicar alterações no estado de humor que prejudicam gravemente ou causam dificuldade/problemas no trabalho.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos vários estudos existentes, o trabalho é benéfico para a saúde mental, mas quando causa infelicidade e sofrimento, a depressão no trabalho pode aparecer. Alguns dos riscos a eles associados, podem ser:

– Políticas inadequadas de segurança e proteção à saúde dos trabalhadores;

– Baixo nível de apoio aos trabalhadores;

– Horas de trabalho rígidas;

– Ambiente físico pouco apelativo e atrativo;

– Falta de clareza nas áreas ou objetivos da organização;

– Práticas ineficientes de gestão e comunicação;

– Pouco poder de decisão do trabalhador ou falta de controlo das suas tarefas e funções de trabalho;

No entanto, não são as únicas causas…

Depressão no Trabalho: Como se inicia?

A depressão é uma das principais causas de doença relacionadas com o trabalho. Obviamente, que existem preditores que estando presentes na pessoa, contribuem a uma maior propensão desta consequência, contudo aqui, estamos a referir-nos ao grupo de pessoas que por estarem e exercer profissões em locais de trabalho tóxicos, desencadearam em si a depressão.

Não nos podemos esquecer, que a maior parte do nosso tempo é passado no local de trabalho ou a trabalhar fora do escritório. É por esta razão, que quando não nos satisfaz, gera pressão, ansiedade e stress excessivos, ou causam desconforto levando em casos mais graves, a desenvolver depressão associada ao contexto de trabalho. O burnout (estado de exaustão emocional) por exemplo, pode ser um gatilho para que se inicie alterações de humor e num estado mais avançado, como um quadro depressivo.

Sintomas

A depressão ocupacional aparece como resultado do trabalho. Especificamente, aparece quando interfere negativamente na vida da pessoa. Um efeito que pode dar origem a um conjunto de consequências diretas, tais como pressão excessiva, desmotivação, sensação de maltrato, etc.

Estes sintomas não são diferentes nos identificados num quadro de diagnóstico natural da depressão. A grande diferença aqui, está relacionada com o fato de ser o trabalho o principal motor para a depressão.  

Muitas pessoas sentem que apesar de se sentirem mal no seu local de trabalho, não podem desistir dele por questões económicas, ou porque não se conseguem imaginar a trabalhar noutro local. Quando se trata de locais de trabalho que provêm de familiares próximos (um negócio de família, por exemplo) a situação torna-se bem mais complexa, pois também está “em jogo” o ambiente familiar.

Alguns dos sintomas identificados passam por: elevados níveis de irritabilidade, a falta de motivação, a procrastinação nas tarefas que afetam negativamente a vida da pessoa, muitas chegam mesmo a ter pesadelos e alterações no sono devido aos constantes pensamentos e preocupações provocadas pelo sentimento de mal-estar, em relação ao seu local de trabalho.

Causas da Depressão no Local de Trabalho

Quando as causas da depressão têm origem no local de trabalho, podemos estar perante:

– Problemas de comunicação e conflitos com colegas e/ou superiores;

– Responsabilidades excessivas e não proporcionais ao salário;

– Insatisfação geral, não se sentir valorizado (como profissional) ou compensado financeiramente;

– Tendo experimentado uma situação traumática ou especialmente stressante, seja numa situação específica ou continuamente ao longo do tempo (por exmeplo moobing);

– Sofrer de stress excessivo provocado pela pressão no trabalho;

– Estar imerso num ambiente de trabalho altamente tóxico ou ter a sensação de que não tem controlo sobre nada, nem qualquer decisão;

– Manifestar uma desmotivação significativa ao longo do tempo;

– Frustração contínua ao não alcançar os objetivos ou resultados desejados;

– Viver uma situação de abuso (por exemplo, prepetuada por um superior ou por um colega);

Embora seja verdade que cada pessoa é afetada de uma forma ou de outra pelas situações em que vive, dentro ou fora do trabalho, há pessoas que podem estar mais propensas a desenvolver essa perturbação e, como consequência, solicitar baixa médica (embora nem sempre seja solicitada, nem seja concedida).

Tratamento

A intervenção contra a depressão ocupacional ou laboral, deve seguir a linha de tratamentos para a perturbação depressiva. Além disso, é essencial ter em conta os fatores contextuais, causais e de manutenção da perturbação na pessoa, sabendo que estes estão relacionados com o seu local de trabalho. Para articular esse pilar, é preciso fazer um bom diagnóstico e não confundir a síndrome de burnout com a depressão, entre outros.

Neste sentido, será de especial relevãncia tratar os sintomas derivados da própria experiência no local de trabalho, levando em conta os sintomas físicos e psicológicos que a depressão ocupacional causa.

A terapia cognitivo-comportamental apresenta bons resultados de resposta à depressão e permite trabalhar um conjunto de ferramentas importantes para combater e superar a situação. De entre as muitas técnicas e estratégias aplicadas, as principais passam por incluir uma reprogramação das atividades agradáveis para o cliente, treino de competências sociais, treino de resolução de problemas e gestão de tempo, trabalho nas distorções e crenças cognitivas , bem como com os seus pensamentos negativos, especialmente através da reestruturação cognitiva.

Peyton, K. (2020). Have you ever heard about job depression? Psychological Consulting.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close