Dar o Salto e Seguir em Frente

Quantos de nós vivemos dependentes de situações, palavras e gestos? A resposta é simples, todos nós, em certa altura da nossa vida, por inúmeras razões diferentes dedicámos grande parte do nosso tempo, a tentar agradar a outros: amigos, família, chefia.

Mas não só. Sem darmos conta disso, também vivemos muito do nosso tempo dependentes de memórias que nos fazem recordar momentos felizes e ficamos presos a essa ideia de felicidade. Como se a felicidade tivesse sido única e exclusivamente vivida naquele momento.

Podemos sentir que não existirão outros momentos iguais, que não voltaremos a viver assim. É certo que um momento nunca se repete duas vezes. Porquê?

Porque na primeira vez somos virgens da situação e do tempo. Não sabemos nada sobre o que vamos sentir e que efeito isso terá em nós no futuro seguinte. Quando o experienciamos pela segunda vez, vamos à procura de repetir e sentir exatamente o mesmo efeito da primeira. É ai que o entusiasmo se desvanece e o nosso humor altera.

Claro que existem situações mais fáceis de replicar do que outras, mas a diferença está na carga emocional que é ativada. Se mais oi menos intensa e se, mais ou menos positiva.

Ainda assim podemos fazer alguma coisa para permitir que possamos viver momentos tão únicos e intensos como o primeiro.

A primeira “regra” a ter em consideração é não estar à espera que tudo seja igual. Expetativas irrealistas levam-nos a gerar frustração. Com o aumento da frustração o nosso humor torna-se “cinzento” e pouco “amigável”.

Segundo aspeto a ter em conta, é a motivação e a abertura. Se nos sentirmos motivados para viver novas experiências e dermos abertura, ou seja, oportunidade a tal, viveremos os momentos mais leves e sem auto-julgamentos.

E não se esqueça de uma coisa…ninguém é perfeito! Ria das suas dúvidas e aproveite o momento para explorar novas ideias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close