Decidam-se! Ou é para viver ou é para andar devagar? O Mundo Às Voltas (na nossa cabeça…)

Há dias assim. Há dias onde a nossa cabeça parece ter mais vontade de centrifugar do que a nossa própria máquina de lavar roupa. Tudo nos vem à cabeça, as preocupações, as tarefas a fazer e os lembretes que não param de tocar no telemóvel, assim como as notificações do facebook, do instagram e claro!..do email.

As dúvidas dos filhos, as dúvidas dos nossos amigos e as nossas próprias indecisões, tudo gira na nossa cabeça, tal como o mundo que não pára (nunca) de girar.

O tempo parece estar quase sempre certo, na medida do possível…é ele que nos amortece a alma e nos tenta dar mais calma, até um dia… nos questionarmos “Que vida é esta? Ai…se eu soubesse o que sei hoje…”, pois seria interessante, mas não mais aterrador. Será que iriamos mesmo viver mais e viver ainda melhor? Tenho as minhas dúvidas.

Se o mundo anda às voltas dentro da nossa cabeça, ainda bem. É sinal que temos cabeça e que temos um mundo com que nos preocuparmos. É sinal que estamos vivos e nos podemos preocupar com coisas simples e banais. Curioso, porque só quando estamos mal nos apercebemos de quanto bem estávamos.

Todos nos dizem para vivermos a vida intensamente, mas porém também nos dizem para termos menos pressa, praticarmos mais atividades de lazer, darmos tempo a nós mesmos permitindo-nos a nada fazer ou relaxar. Então em que ficamos? Decidam-se! Ou é para viver ou é para andar devagar?

Ter pressa de viver não é o mesmo de viver intensamente e andar devagar, não quer dizer que se aproveite menos. De certa maneira, ambas as ideias estão corretas e ambas são uma farsa. Mas, por partes:

Viver intensamente

Ato de viver como se não houvesse amanhã, aproveitar ao máximo, disfrutar de tudo o que se puder, hoje e agora. O que implica andar a correr, ver tudo à pressa, sentir as emoções à pressa e querer tudo no aqui e no agora.

Perdemos a possibilidade de aproveitar os detalhes de saborear a vida como num gole de café e na brisa do mar na praia a bater na nossa cabeça. É preciso ser-se seletivo, pois esqueçam que não existe a possibilidade de fazer tudo o que se deseja, é por isso uma tarefa de extrema exigência e de um profundo autoconhecimento: saber o que se quer, quando se quer e como se quer.

Relaxar e Abrandar

Ato de viver a vida ao sabor dos detalhes, sem pressa de chegar, sem preocupação de chegar tarde ou mesmo chegar. Deixar para depois o que nos preocupa, dar mais atenção ao que nos preenche o coração.

Perdemos a possibilidade de fazermos muito mais coisas que gostaríamos, pois não vai haver tempo de espera possível para depois. As emoções fortes ficam diluídas ao longo do ritmo médio a médio-baixo. A vida parece fazer mais sentido a um ritmo mais brando, onde eu controlo mais cada momento e não me deixo levar pela loucura do momento.

Qual das duas formas é a mais assertiva?

Resposta: Nenhuma delas.

A mestria das escolhas de vida de cada um de nós, está em criar um equilíbrio personalizado entre o que posso, o que quero e o que desejo fazer (passado, presente e futuro). Sem memória de um passado eu não saberei quem fui, sem memória de um presente eu não sei quem sou, sem a ideia de uma memória futura, eu não sei que pessoa quero ser e para onde quero ir.

O mundo anda às voltas na nossa cabeça e continuará a dar as suas voltas…irá nos fazer mergulhar na escuridão e fazer-nos precisar do silêncio, mas também nos fará aprender que existem momentos tão fortes que por mais que queiramos fugir, eles andaram sempre atrás.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close