Como os Sentimentos, Pensamentos, Comportamentos e Eventos interagem entre si ? – Parte 1

A forma mais fácil para compreender a nossa resposta comportamental a um determinado acontecimento na nossa vida é simplificar a teoria. Vamos então basear-nos no Modelo ‘ABC’ – Modelo de Resposta Emocional:

Modelo ‘ABC’

A = Estimulo (evento desencadeador de ação); B = Comportamento (atitudes, consequências e sintomas); C = Crenças (pensamentos, ideias)

Um estimulo A pode ser imaginário, interno ou externo, sobre o passado, o presente ou futuro. Estes estímulos, desencadeiam a parte C, os tais pensamentos e crenças que vão originar os nossos comportamentos e atitudes, a parte B do problema.

Por exemplo, ao assistir uma notícia na televisão sobre o coronavírus (estímulo), desencadeia um pensamento, uma crença sobre essa informação (pensamento), o que me leva a desenvolver uma determinada atitude.

Vamos imaginar que essa notícia é sobre o aumento de mortes em Itália devido à pandemia de covid-19: automaticamente eu posso ter o pensamento de como seria mau se tal acontecesse em Portugal e como ia ser drástico lidar com tal situação, esse pensamento ativa em mim uma resposta emocional de medo, fazendo-me sentir com mais ansiedade e dificuldade em dormir (comportamento).

Mas será que todas as crenças (pensamentos) que críamos são sempre negativas?

As crenças podem ter diferentes impactos e significados em nós. Podem levar-nos por um caminho negativo se não forem realistas, ou pelo contrário, podem ajudar-nos a gerir um desafio se soubermos como as interpretar e usar a nosso favor.

De acordo com o Modelo ‘ABC’, podemos distinguir dois tipos de crenças, racional ou irracional, saudáveis ou não saudáveis:

Crenças saudáveis

  • São flexíveis;
  • São baseadas em coisas que queremos, gostamos, desejamos e temos como preferência;
  • Tendem a fazer sentido – são lógicas e consistentes com a realidade;
  • Significam que aceitamos que nem sempre conseguimos ter o que queremos e como queremos;
  • Desapega o valor humano da simples dicotomia ‘sucesso ou fracasso’, indo muito para além destes dois pólos;
  • Conduz a um crescimento emocional saudável e predispõe-nos para atingir os nossos objetivos.

Crenças NÃO saudáveis

  • São irrealistas;
  • Podem ser autodestrutivas;
  • Não se baseiam na aceitação ou conhecimento da realidade;
  • Não reconhece ou aceita outras possibilidades (até a realidade dos pensamentos mostra que existem outras possibilidades);
  • Causa incompatibilidade entre realidades internas e externas;
  • Levam a reações emocionais negativas e preparam-nos para o fracasso e sabotagem dos nossos objetivos.

Porque tudo isto é importante?

Bom, ter crenças saudáveis significa que, embora possa sentir-se triste, frustrado ou chateado se fracassar, você é capaz de “lamber as suas feridas”, tirar o pó e voltar a concentrar-se novamente nos seus objetivos.

Experimente ter mais consciência dos seus pensamentos, assim conseguirá uma maior percepção das suas ideias e consequentemente, maior controlo sobre os seus comportamentos.

Este maior controlo nos seus pensamentos fará sentir-se mais capacitado para gerir as suas reações (emoções) mantendo-o em segurança. Com este sentimento de segurança os níveis de ansiedade, stress e medo podem ser mais facilmente controlados por si próprio.

Por vezes é preciso algum treino, no início poderá não parecer muito fácil. Porém após algumas tomadas de consciência vai começar a sentir-se mais capaz, até que chega a um ponto em que essa capacidade se torna parte da sua rotina, sem ter de despender de muito esforço nem gastar muitas energias. Acredite, vai valer a pena.

Retirado e adaptado de Cognitive Behaviour Therapy: Your Route Out Of Perfectionism, Self-Sabotage and Other Everyday Habits With CBT by Avy Joseph, 2ª edition.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close