A Técnica Psicoterapêutica da Janela de Johari

A Janela de Johari (The Johari Window) é uma técnica utiliza em psicoterapia que ajuda as pessoas a compreenderem melhor as relações estabelecidas consigo e que estabelecem com outros. Foi criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955 e esta técnica é usada em algumas instâncias principalmente numa fase inicial de grupos de autoajuda, mas também em terapia individual.

O que esta técnica permite compreender é a forma como estão organizadas as informações existentes sobre o próprio e as informações que podem estar disponíveis para terceiros. Por vezes, existe uma conflitualidade nestas informações, fazendo com que a pessoa se sinta menos compreendida e consequentemente, surjam sentimentos de uma autoimagem “deturpada”.

A Janela de Johari está dividida em quatro quadrantes: publico, cego, secreto e inconsciente como ilustra a imagem abaixo:

Ilustração da Janela de Johari

Quadrante 1: (conhecido para si mesmo e para os outros) – Eu Conhecido (Self) que está público e acessível para todos.

Quadrante 2: (desconhecido para si mesmo e conhecido para os outros) – Eu Cego (Blind Self)

Quadrante 3: (conhecido para si mesmo e desconhecido para os outros) – Eu Segreto (Secret Self)

Quadrante 4: (desconhecido para si mesmo e para os outros) – Eu Inconsciente (Unconscious Self)

Cada quadrante varia de tamanho consoante cada pessoa, umas células podem ser mais largas ou mais estreitas consoante aquilo que se conhece ou se desconhece do próprio ou sobre a pessoa.

Porque é que esta técnica é importante na terapia?

Em terapia tenta-se mudar o tamanho de cada uma das quatro células. Tenta-se que a célula pública (quadrante 1) aumente e que as restantes três encolham (quadrantes 2, 3 e 4), isto é, que a pessoa se conheça tão bem e se sinta confortável com isso, que permita partilhar com os que estão á sua volta sem sentir qualquer dificuldade em gerir essa informação.

O primeiro treino acontece sobretudo com a partilha com o terapeuta. A pessoa vai-se sentindo cada vez mais confortável e capaz de partilhar assuntos íntimos, secretos ou “escondidos”. Com o decorrer do tempo e sobretudo do treino, é capaz de realizar uma análise concreta de cada uma das situações, sem se julgar, tornando-se capaz de formular uma compreensão do seu comportamento sem o recurso a juízos de valor internos.

O que se pretende, sobretudo, é que a pessoa seja posteriormente capaz de gerir essa informação com outros. No entanto, a célula inconsciente ganha um valor acrescido na terapia, por ser a parte inconsciente e desconhecida da pessoa. Ambiciona-se que a pessoa seja capaz de explorar conscientemente essa célula e se sinta familiarizada com as camadas mais profundas de si mesmo. Quanto mais capaz for de conhecer/descobrir mais pequena ficará esta célula segundo a técnica da Johari.

O Papel do Terapeuta

No entanto, em terapia é a célula dois, o Eu Cego que procuramos com mais frequência tocar. Um objetivo atingido em terapia é sem dúvida alguma, ajudar cada pessoa a aumentar a realidade, isto é, ver-se a si mesmo e aos outros dentro de uma realidade comum. Para que tal aconteça é fundamental o uso do feedback na terapia, ajudando assim através de um processo de descoberta, diminuir o ponto cego de cada pessoa e por consequente a diminuição da célula.

É através do uso do feeback na terapia individual que o cliente se torna maior testemunha sobre o seu próprio comportamento e aprende a apreciar o impacto do seu comportamento sobre os sentimentos dos outros.

A técnica da Janela de Johari pode ser muito útil quando a aplicação seja facilitada pela própria pessoa, caso contrário, a informação partilhada pode não ser suficiente ou demasiado irrealista ou superficial, o que dificultará a obtenção de ganhos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close