Viver a Vida a Dois: A Importância do Aconselhamento Psicológico com Casais

A união entre duas pessoas será mais enriquecedora, quanto mais for possível tirar partido da individualidade de cada um. Isto quer dizer que para se ter sucesso na vida a dois é essencial a descoberta e o conhecimento do próprio, em primeiro lugar conhecer-se a si mesmo.

Esse conhecimento interno sobre a sua personalidade, sobre os seus medos, limitações e potencialidades tornará cada um mais desperto para o reconhecimento dessas mesmas condições no outro.

O aconselhamento psicológico com casais, sendo um processo de facilitação, promove o conhecimento e a recuperação das dinâmicas inerentes e por consequente, o incentivo ao crescimento e bem-estar. Esta ferramenta pode ser utilizada em múltiplas situações como na superação de uma comunicação deficiente entre o casal, em momentos de crise na adaptação a uma nova realidade, na frieza emocional ou até mesmo na medicação de conflitos. O objetivo deste tipo de intervenção será a salvaguarda do interesse individual de cada um em sintonia com os objetivos enquanto casal.

Para tal torna-se inevitável trabalhar crenças e expetativas sobre a vida de casal, a vida a dois e a construção do conceito de família. Sabemos que a vida a dois é um desafio permanente que implica muitas vezes a cedência de opções próprias mas também, a criação de espaço de partilha.

O balanço entre a pessoa e a dinâmica de casal é essencial, por isso existem alguns marcos importantes a ter em consideração:

Dedicação e compromisso: cada um assume o compromisso e dedica-se ao outro, preocupa-se, cuida e está engajado na relação (inclui a dimensão individual e a parelha dual).

Comunicação: compartilhar sentimentos como uma expressão do que somos e sentimos.

Dissolução dos papéis: não assumindo posicionamentos cristalizados que tenham como ponto de referência as expectativas sociais e culturais a respeito de como cada um deve ser.

Personalidade Separada: envolve a consideração de que, para ambos crescerem e se desenvolverem no relacionamento, é preciso haver um processo de individuação, a fim de que a pessoa possa aceitar a si e, posteriormente, o outro.

Potencialização de Resultados Individuais

Muitas vezes a vida a dois é encarada como um bloqueador de sonhos e objetivos individuais. A maioria das pessoas considera que estar numa relação com outro, prejudica a obtenção de metas individuais (estudar, viajar, mudar de emprego, etc.), o que não é verdade.

O fato de se ter o suporte e compreensão do companheiro pode ser um facilitador e não um “complicometro” se bem definidas as regras. As expetativas do casal devem por isso ser trabalhadas e construídas em prol do bem-estar de ambos, só assim será possível o crescimento pessoal. Essa é a razão pelo qual casais com grandes responsabilidades profissionais, conseguem manter a sua vida a dois bastante estável, através da compreensão e suporte mútuo, ao invés da competição toxica, observando-se uma parceria cheia de potencialidades.

“Quanto mais a pessoa se aceita, mais estará disposta a aceitar também o outro, favorecendo a assunção de um relacionamento baseado no respeito, na troca e na consideração de que ambos só podem formar um casal se forem, individualmente, respeitosos e congruentes em relação ao seu próprio eu.”

Retirado e adaptado de: Scorsolini-Comin, F. (2014). Aconselhamento psicológico com casais: interlocuções entre Psicologia Positiva e abordagem centrada na pessoa. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Contextos Clínicos, 7(2):192-206.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close