A vida familiar está um pouco mais exigente do que o esperado? Talvez possas estar perante uma situação de esgotamento parental, muito comum quando a dinâmica de cuidar dos filhos e assumir todas as tarefas inerentes ao mesmo, transitam de um amor incondicional e sem explicação, para um fenómeno de angustia constante e desespero, deixando para trás a felicidade de assumir o papel parental.
Muitos pais e mães passam por desafios exigentes no cuidado aos seus filhos menores. A pressão de responsabilidade e cuidado que assumem, aumenta de tal forma que muitos acabam por colocar em causa a sua capacidade para serem pais ou mães.
Se ninguém nasce ensinado para ser pai ou mãe, também é real dizer-se que ninguém sabe ao certo o quanto de desafiante vai ser assumir esse papel.
O burnout parental ou esgotamento parental existe e refere-se sobretudo ao esgotamento emocional de tal forma intenso sentido pelos pais, que lhes impossibilita de cuidar dos filhos assertivamente. Este estado normalmente é acompanhado por um grande cansaço físico e um sentimento de vergonha e inaptidão.
Sinais de Alerta:
– Completa exaustão física e/ou emocional;
– Sensação de desconexão com os filhos;
– Sentir-se oprimido por um desejo intenso de escapar ou recuar;
– Sentimentos de vergonha, por desejar ser um pai/mãe melhor.
Os pais e mães precisam, sobretudo, procurar e aceitar ajuda de outros familiares e amigos e reconhecer os seus limites naturais como qualquer outro ser humano. A ajuda terapêutica deve ser um recurso a ponderar, visto que é um espaço acolhedor sem julgamentos onde permite aliviar a pressão sentida e encontrar soluções.
#psicologia acompanhamento psicológico ansiedade autoajuda autoconhecimento bem-estar brain Burnout coaching consulta psicológica crescimento pessoal criança crianças cérebro depressão desenvolvimento pessoal dicas emoções estratégias felicidade filme filomenacpsicologa happiness leitura ler life life style livro livro autoajuda mindset mudança padrão de comportamento pensamentos psicologia psicoterapia relação terapêutica relações saúde mental serie tv sofrimento sucesso sugestão de leitura sugestão leitura terapia vida





