Falar sobre o assunto tempo é sempre algo controverso e subjetivo, a única coisa que sabemos em concreto é que o dia de todos nós está organizado em 24h. Agora, como cada um ocupa esse tempo, é algo muito específico.

Quando falamos em gestão de tempo, muitos sabem opinar, mas poucos são aqueles que fazem um uso eficaz deste recurso limitado. Saber gerir o tempo, é algo incorreto de dizer-se. Na verdade, não gerimos o tempo em si, apenas nos limitamos a ocupá-lo com o que escolhemos ocupar, pois o tempo, nunca pára e também não nos pertence. Não posso parar o tempo, quanto muito, posso manipular um cronometro e pouco mais.

“Até um relógio estragado, está certo duas vezes ao dia”

Bom, mas não é para filosofar sobre o tempo que estamos aqui. Este artigo vai no sentido de ajudar a refletir sobre a sensação de falta de controlo que sentimos, a sensação que o tempo corre muito depressa ou anda devagar demais, consoante nos sentimos.

Vejamos o seguinte, quando estamos numa atividade prazerosa o tempo parece sempre que corre muito rápido. Queríamos muito que tivesse durado um pouco mais (sempre!). Quando falamos de um momento doloroso, triste, sombrio ficamos com a sensação que o tempo nunca mais passa, ou passa devagar.

Então será que podemos cruzar estas duas linhas, entre o tempo e as emoções que sentimos? Como te sentes no teu tempo? Não podemos, no meu entendimento, subtrair o tempo do espaço. Sem espaço, não existe tempo.

Na verdade, cada um de nós dá um peso diferente ao tempo consoante o espaço em que estamos. O tempo no trabalho pode ser bom ou mau consoante me faz sentir.

Saber ocupar o tempo de forma eficaz é, hoje em dia, algo muito importante. Lembra-te, tu ocupas o tempo mas não o podes parar (nunca!). Para ajudar neste processo aqui ficam 6 ESTRATÉGIAS EFICAZES para aprenderes a gerir melhor o tempo que dispões.

1. Reduz a Sensação de Sobrecarga:
Estabelece prioridades para as tuas tarefas diárias. Classifica as atividades com base na sua importância e urgência. Ao focares-te nas tarefas essenciais primeiro, podes reduzir a sensação de sobrecarga.

2. Evita a Pressão Desnecessária:
Define metas alcançáveis para evitar a pressão desnecessária. Define objetivos realistas a curto e longo prazo, para te ajudar a reduzir a ansiedade associada a prazos inatingíveis.

3. Aprende Técnicas para Acalmar a Mente:
Incorpora técnicas de gestão de stress na tua rotina diária. Práticas como a meditação, respiração profunda e exercícios de relaxamento vão ajudar-te a acalmar a mente e melhorar a tua concentração.

4. Evita a Fadiga Mental:
Planeia pausas regulares durante o trabalho para evitar a fadiga mental. Intervalos curtos de 15 a 20 minutos, revitalizam a mente e aumentam a produtividade quando regressares às tarefas.

5. Reduz o Stresse Desnecessário:
Aceitar que não podemos fazer tudo é fundamental. Aprender a dizer ‘não’ a compromissos que não são prioritários, permite focar-te nas tarefas mais importantes e reduzir o stresse desnecessário.

6. Dá Valor às Tuas Conquistas:
Mantém um registo das tuas tarefas diárias e das conquistas alcançadas. Isso não só fornece uma visão clara do teu progresso, mas também, vai motivar-te, ajudando a criar uma sensação de realização.

Estas são dicas simples que podes facilmente adaptar ao teu contexto. É importante adequar estratégias que respeitam o teu estilo/ritmo de vida e personalidade. Se continuares a ter dificuldade em gerir o teu tempo e a controlar o teu estado de stresse e ansiedade, o melhor que tens a fazer é considerares procurar apoio de um profissional de saúde mental.

Se gostaste deste conteúdo, fica a saber que ainda tens muito para descobrir. Podes pesquisar no final da página na “lupa” em pesquisar, para encontrares temas ou palavras do teu interesse. Partilha para que possas ajudar outras pessoas e se ainda não subescreveste o canal, ainda vais a tempo, é totalmente gratuito e só tens de preencher com o teu email. Assim, vais receber sempre artigos do teu interesse que vão ser uma mais-valia para o teu desenvolvimento pessoal & bem-estar.

Trending