Muitas vezes ouvimos essa frase “Mais vale sozinho do que mal acompanhado”, mas será que ela se aplica sempre? De acordo com a psicologia, a resposta pode variar e é isso que vamos descobrir de seguida.

Por um lado, estar sozinho pode ser benéfico para algumas pessoas. Podemos aproveitar esse tempo para conhecer-nos melhor, desenvolver competências e hobbies, e descobrir novos interesses. Além disso, o tempo sozinho pode ajudar a reduzir o stresse e a ansiedade, e permitir que a pessoa se “recarregue” emocionalmente.

Por outro lado, o ser humano é um animal social, e a falta de conexão social pode levar a problemas de saúde mental, como depressão e a ansiedade. De fato, a falta de conexões sociais é um fator de risco para a saúde mental, tal como o é, o tabagismo e a obesidade. Então, o que podemos concluir?

A verdade é que não há uma resposta única para esta questão. Depende da personalidade, das circunstâncias e das preferências individuais.

Algumas pessoas preferem passar mais tempo sozinhas, enquanto outras são mais sociáveis e precisam de interação social para se sentir bem. E na verdade, está tudo bem com isso!

O importante é encontrar um equilíbrio saudável entre estar sozinho e acompanhado, e procurar conexões significativas que possam contribuir para o seu bem-estar. Ninguém gosta de estar com pessoas que são traiçoeiras, que nos deixam desconfortáveis por isso, não force uma coisa que não faz bem para a sua autoestima, não acrescenta nada ao seu desenvolvimento pessoal e não trás boas vibrações para a sua vida.

#psicologia acompanhamento psicológico ansiedade autoajuda autoconhecimento bem-estar brain coaching consulta psicológica crescimento pessoal crianças cérebro depressão desenvolvimento pessoal dicas emoções estratégias felicidade filme leitura ler life livro mindset mudança pensamentos psicoterapia relação terapêutica relações serie tv sofrimento sugestão leitura terapia vida

About the blog

Blog sobre desenvolvimento pessoal & bem-estar para todas as pessoas esrita por uma psicóloga. Não te esqueças de me acompanhar nas redes:

Newsletter

Queres receber mais artigos com temas atuais? Inscreve-te!

Designed with WordPress.com

Deixe um comentário

Trending