Os relacionamentos são parte fundamental da vida humana, eles proporcionam amor, companhia e apoio emocional. No entanto, nem todos os relacionamentos são saudáveis e positivos. Alguns são marcados por comportamentos abusivos, desrespeitosos e manipulativos, que causam grande sofrimento emocional para os envolvidos. Estes são os chamados relacionamentos tóxicos.

Os relacionamentos tóxicos podem assumir várias formas, desde a manipulação psicológica subtil até à violência física. O comportamento tóxico pode vir de qualquer pessoa com quem tenha um relacionamento, incluindo amigos, familiares e parceiros românticos. Muitas vezes, esses comportamentos são difíceis de detetar, pois o abuso emocional é muito menos visível do que o abuso físico. No entanto, existem sinais que podem indicar que está num relacionamento tóxico.

Como Identificar?

Um dos principais sinais de um relacionamento tóxico é a falta de respeito. Se o seu parceiro não respeita as suas opiniões, crenças e sentimentos, e age como se eles não fossem importantes, isso pode ser um sinal de um relacionamento tóxico. Outros sinais incluem o uso constante da manipulação, o ciúme excessivo, a tentativa de controlo, o criticismo sempre presente e a tentativa de isolamento social.

Alguns sinais de que está num relacionamento tóxico:

  • Você não pode ser quem é, sente-se preso e em constante observação e avaliação;
  • A outra pessoa está constantemente a dizer ou fazer coisas que o humilham ou colocam para baixo;
  • Sente que nunca é bom/boa o suficiente (para a outra pessoa);
  • Existe tensão e ansiedade sempre que se aproxima dessa(s) pessoa(s);
  • Por vezes, deixa de ter vontade em sair com outras pessoas para evitar conflitos.

O que Fazer?

Se sente que poderá estar a viver um relacionamento tóxico, é importante tomar medidas para sair desta situação. A primeira coisa que pode fazer é conversar com alguém em quem confie, como um amigo, por exemplo. Esta pessoa pode ter um papel importante para ajudá-lo(a) a tomar maior consciência da situação e das suas opções. Questione a sua opinião, tente compreender o que está para além daquilo que você consegue ver.

A ajuda profissional também pode ser de extrema importância, na medida em que promove um suporte emocional efetivo e proporciona a aprendizagem de ferramentas fundamentais para superar a situação. Muitas vezes o medo está presente, por isso é preciso saber lidar com os efeitos emocionais deste tipo de abuso.

É muito comum que uma relação tóxica seja a relação que tem com o seu parceiro(a), outras vezes, está na relação com um familiar próximo como o pai, a mãe, ou o irmão. Outra medida importante é definir limites claros seja com quem for essa relação. Isso pode envolver limitar o contato com eles (afastar-se dessas pessoas) ou mesmo terminar o relacionamento. Embora possa ser difícil tomar essa decisão, lembre-se de que sua saúde emocional e bem-estar são mais importantes do que qualquer relacionamento tóxico.

Se está num relacionamento tóxico, saiba que não está sozinho(a). Milhões de pessoas lutam com relacionamentos tóxicos todos os dias, algumas vezes sem se aperceberem do quanto de traumático pode ser, podendo influenciar as relações futuras com medo de voltar a passar pelo mesmo.

É importante lembrar de uma coisa, todos nós temos o direito de ser tratados com respeito, dignidade e amor. Não tenha medo de procurar ajuda e tomar as medidas certas para sair desta situação abusiva. A sua saúde emocional e bem-estar são valiosos e por isso, devem ser respeitados acima de qualquer tipo de relacionamento. Todos nós temos o direito a ser livres quando nos relacionamos com os outros.

#psicologia acompanhamento psicológico ansiedade autoajuda autoconhecimento bem-estar brain Burnout coaching consulta psicológica crescimento pessoal criança crianças cérebro depressão desenvolvimento pessoal dicas emoções estratégias felicidade filme filomenacpsicologa happiness leitura ler life life style livro livro autoajuda mindset mudança padrão de comportamento pensamentos psicologia psicoterapia relação terapêutica relações saúde mental serie tv sofrimento sucesso sugestão de leitura sugestão leitura terapia vida

Deixe um comentário

Trending