Ser mais fácil não significa que seja menos importante. O caminho só se torna mais fácil quando passa a ser simples. Quando somos capazes de o percorrer com inteligência e não com rapidez. Mas esta tarefa torna-se muito mais complexa, pois a maioria de nós está habituada a ter tudo muito rápido. É essa falta de paciência que nos perturba inconscientemente. Esperar para ter uma resposta, esperar por um momento, esperar por um diagnóstico, pode-nos levar a níveis elevados de ansiedade.
O caminho mais fácil é sempre o caminho mais difícil, pois todos nós temos uma tendência muito forte para complicar [as palavras e/ou comportamentos].
A tarefa de simplificar é de fato muito exigente, pois obriga-nos a um exercício mais profundo e complexo para fazer escolhas e tomar decisões. Simplificar, significa que passamos a olhar para um determinado momento como sendo apenas e meramente aquele. Não estamos a conectá-lo com o passado, isto é, a fazer comparações com aquilo que nos aconteceu. Nem estamos, por outro, ansiosos pelo futuro tomando em linha de conta um raciocínio do tipo “e se…”.
A vida é complexa, viver é complexo, nós somos complexos. Contudo, viver com inteligência torna tudo muito mais simples, pois passamos a simplificar um processo. A inteligência emocional, é disso que falamos, ajuda-nos a dar lugar às emoções na sua devida altura e não o contrário. Aprendemos, inteligentemente, a gerir os impulsos que nos podem fazer ir de uma ponta à outra do espectro. Isto quer dizer que nos permite viver em maior equilíbrio [emocional], logo a vida torna-se mais simples.
Tome nota – Inteligência Emocional – é a capacidade de saber gerir [com inteligência] as emoções, sem nos deixarmos levar por momentos intensos, sejam eles positivos ou negativos. Ou seja, a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e o dos outros sem com isso…fazer um drama.
Saber reconhecer e por outro aceitar, o que estamos a sentir é uma poderosa ferramenta para simplificar o seu caminho.
#psicologia acompanhamento psicológico ansiedade bem-estar brain cliente consulta psicológica covid-19 crescimento pessoal criança crianças cérebro depressão desenvolvimento humano desenvolvimento pessoal dicas emoções felicidade filme happiness leitura ler life life style livro mindset padrão de comportamento pais pensamentos personalidade psicoterapia psicólogo-paciente Psychology reflexões relação terapêutica relações resiliência saúde mental serie tv sofrimento stress sugestão leitura terapia tomada de decisões vida