Programa de Desenvolvimento Pessoal – “Conhece-te agora!”

Iniciar um Programa de Desenvolvimento Pessoal pode ser uma decisão difícil de tomar. Se temos algumas dúvidas sobre como ele poderá ser uma mais-valia para o nosso bem-estar, isso pode-nos fazer recuar e adiar…adiar…. Neste artigo vou explicar como pode tirar o melhor partido dele.

Comecemos pelo princípio…

Existem muitos modelos diferenciados para realizar uma “caminhada” de desenvolvimento pessoal. Alguns apresentam uma componente mais espiritual e podem ser mais ou menos flexíveis, dependendo dos objetivos pretendidos. Mas no geral, o que se pretende com um programa de desenvolvimento pessoal é ajudar a melhorar a nossa perceção da vida e dos acontecimentos, contribuindo para modificar a nossa atitude tornando-a mais objetiva e menos carregada de crenças limitantes.

Mudar de atitude significa na prática, mudar o nosso olhar sobre os objetivos de vida pessoais, ou profissionais, reajustar rotinas e adotar outro tipo de comportamento (mais ajustado). No fundo, o que queremos é identificar o que nos incomoda e, a partir desse ponto, trabalhar para que nos sejam mais leves os dias. Às vezes pode ser necessário fazer uma mudança e definir o que precisa ser modificado. A mudança não tem de ser “bruta”, basta apenas que faça sentido, o que poderá ser simplesmente mudar o prisma do nosso olhar, aprender a focarmos em coisas que realmente são importantes para nós, invés de nos centrarmos no que os outros dizem que será o mais correto ou menos correto, por exemplo.

O psicólogo é o agente indicado para o orientar na “caminhada” por um programa de desenvolvimento pessoal. É ele o especialista do comportamento humano, logo melhor do que qualquer outro terapeuta no que toca à interpretação e contextualização. Mas os psicólogos não são todos iguais. Existe um leque diferenciado de terapeutas que atuam tendo por base diferentes modelos teóricos. Neste caso, trabalhar diretamente com um psicólogo terá um ganho subjacente ao próprio programa que está relacionado com a melhoria da autoestima, aumento da confiança, e maior equilíbrio emocional. Tal só é possível, quando um programa é desenvolvido e aplicado por um psicólogo, visto que estão sempre implícitos outros temas da área da psicologia que são indissociáveis do ser humano.

Através de um programa de desenvolvimento pessoal é ainda possível aprender a avaliar melhor as situações e assim, ajudar a melhorar as estratégias adotadas quando estas parecem já não estar a funcionar como queríamos, criando assim uma melhor e maior consciência de quem somos.

Os Benefícios

Parece estranho, mas quanto melhor nos conhecemos (autoconhecimento) melhor podemos compreender, aceitar e, se necessário, reajustar os nossos comportamentos sem nos sentirmos mal com isso. Sem dúvida que o efeito será sentirmo-nos mais confiantes e capazes de lidar com os desafios da vida, desenvolver resiliência e passarmos a gerir de forma mais adaptativa os momentos de stress que possamos vir a enfrentar. Se nos sentimos bem connosco, é natural que isso seja transmitido aos outros e a qualidade das relações melhora, pois passamos a construir relações mais positivas e que contribuem, também elas, para o nosso bem-estar psicológico.

O programa pode ainda combinar com outro tipo de estratégias complementares como é o caso da meditação e do relaxamento muscular progressivo por exemplo.

O Programa “Conhece-te agora!”

É um programa construído tendo por base um conjunto de princípios teóricos e científicos que agregam áreas diferenciadas. Estas áreas são previamente selecionadas de acordo com os resultados do “Ponto de partida” de cada um e os objetivos que este pretende atingir.

O quer torna o programa tão rico e estimulante é o fato de ele ser criado com o intuito de ajudar a pessoa a se autoconhecer, levando-a a refletir sobre o seu percurso de vida e as suas escolhas. Este programa não pretende servir de auxílio para trabalhar componentes da doença como a depressão e a ansiedade e não poderá ser utilizado para fins de avaliação psicológica (um processo muito mais complexo e exigente) mas, pretende contribuir diretamente para a melhoria de sintomas indiretos como o sentimento de mal-estar e dificuldade em encontrar-se consigo, melhorar a autoestima, a motivação e a consciência de si mesmo.

Este programa não visa diretamente a resolução de conflitos externos (problemas conjugais por exemplo), mas devido á sua estrutura, permite orientar a pessoa a ser capaz de olhar para o mesmo assunto de outra forma, muito mais voltado para a solução.

Como é estruturado?

O programa “Conhece-te agora!” é um programa composto por 24 áreas. Cada área, compreende um conjunto de questões e/ou afirmações que são trabalhadas em cada sessão. Dependendo da necessidade de cada pessoa, poderão algumas áreas desdobrarem-se em duas sessões, permitindo assim uma maior abertura para uma introspeção mais profunda.

Para que o programa se torne ainda mais dinâmico, na passagem de uma área para outra poderão existir pequenos exercícios (o chamado TPC), permitindo mais tempo para a autoreflexão.

Porque é que a Autorreflexão é tão importante?

É ela que nos permite tomar consciência da pessoa que somos agora, da pessoa que fomos no passado e, da pessoa que ambicionamos ser num futuro próximo.

A autorreflexão é usada como força motriz de arranque das ideias, contudo é através da relação e comunicação estabelecida com o psicólogo que (atrevo-me a usar a expressão…) “a magia acontece”. E de fato, acontece mesmo, graças à dedicação e empenho das pessoas em “baixarem a sua guarda” e entrarem neste desafio de descobrirem mais coisas sobre si e sobre o que fez ser quem são hoje. Ao descobrirem-se, ao se questionarem, ao serem questionadas acontece uma revolução de ideias e pensamentos totalmente novos. Por isso, a pessoa acaba por se libertar de crenças limitantes e fenómenos a que estão presos (por vezes) há vários anos.

Como é que o Programa “Conhece-te agora!” Está organizado?

O programa visa a integração de várias informações, que vão ser fulcrais ao longo da caminhada. Por isso começamos por realizar nas primeiras duas sessões a entrevista motivacional e a recolha de dados chaves da sua história de vida, assim como o que atrás até ao programa. Na sessão seguinte, fazemos uma

1ª e 2ª Sessões – Entrevista motivacional e história de vida
3ª Sessão – Avaliação inicial “Ponto de Partida” (pré-programa) e Iniciação ao programa
4ª Sessão – Análise e Devolução do “Ponto de Partida”
5ª e 11 Sessões – Aplicação das áreas do programa
12ª Sessão – Avaliação Final “Chegada à Meta” (pós-programa) e Autoavaliação
13ª Sessão – Devolução e comparação de resultados e Fecho do programa

As sessões têm a duração de 50 minutos cada e ocorrem quinzenalmente.

Locais disponíveis:

Akademia do Ser – Paço de Arcos (Oeiras)
5f às 18h30

LTmed Clínica Médica – Corroios (Seixal)
Sábados 9h às 14h00

Videochamada – por Whatsapp (Online)
mediante disponibilidade

Para mais informações poderá contatar para:
geral@filomenaconceicao.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close