Aquecem a Alma e Alimentam o Amor: A Conexão Emocional dos Animais de Estimação

Não existe razão para negar a importância dos animais de estimação na nossa vida. Eles fazem falta e muita. Não é só a sua presença, mas tudo aquilo que transmitem de uma simples formula tão genuína, tão pura. Ter um animal de estimação seja gato, cão ou outra espécie não só transmite maior conforto ao lar, como lhe dá um toque de amor puro que não iremos encontrar num outro lugar.

A interação que proporcionam é sem dúvida uma interação genuína, totalmente isenta de crenças o que transforma a relação numa aceitação total de quem somos, sem questionamentos.

Se pensarmos com clareza, o animal é aquele que nos recebe de “braços abertos” mesmo nos nossos piores dias e nos dá atenção e afeto, mesmo quando talvez até nem merecêssemos. Aquece a alma e alimenta o amor. Os animais são companheiros para a vida.

É quase impossível não nos sentirmos conectados emocionalmente a estes seres.

Vários são os estudos que demonstram que ter um animal de estimação ajuda a reduzir os sintomas de stress, depressão e ansiedade. Contudo, importa ter consciência que não são objetos, nem devem “ser usados” apenas como antídoto para as nossas dores.

Se pensa adotar um animal só porque “está na moda” ou se sente sozinho/a tenha em atenção, antes de tomar uma decisão. Os animais não são objetos descartáveis de uso e deitar fora. São seres que se conectam emocionalmente a nós, que vivem as nossas experiências e estão incondicionalmente sempre disponíveis para estar ao nosso lado.

Os estudos científicos comprovam o quanto de positivo um animal de estimação contribui para o nosso bem-estar e para a nossa saúde mental.

No caso das crianças, sabemos que o impacto de ter um animal na sua vida é bastante benéfico, pois contribui diretamente para a estimulação dos afetos. Isto quer dizer que as crianças que mais convivem com animais tendem a ser mais afetivas, solidárias, sensíveis e desenvolvem um maior sentido de responsabilidade, compreendendo com mais facilidade o ciclo entre a vida e a morte.

Já para os idosos, ter um animal de estimação representa cuidar dele como se de um membro da própria família se tratasse. Dar atenção, conforto e carinho é tão prazeroso que estimula não só a ação e ocupação nesta fase de vida, mas igualmente, dá uma sensação de paz e tranquilidade.

Outro benefício de ter um animal passa também por incentivar à atividade física, especialmente nos casos de pessoas com vidas muito sedentárias ou com excesso de peso e necessitam de uma maior ativação. Neste caso, sabemos que esta probabilidade é maior no caso de quem adota um cão. Os passeios e caminhadas ao ar livre são ótimos ambientes para um maior bem-estar.

O que são Terapias Assistidas por Animais?

As terapias assistidas por animais são realizadas em ambientes controlados e facilitadores da estimulação da relação, promovem estados físicos, sociais, emocionais e cognitivos. São por norma sessões supervisionadas e acompanhados por técnicos especializados na área da saúde, algo diferente do contexto de um animal na nossa casa.

Quando se faz uso de um animal como recurso terapêutico, a base do trabalho correlaciona-se com a estimulação do vínculo entre paciente-animal. A espontaneidade do animal promove a relação sem grande esforço, permitindo iniciar-se um contato sem que exista por parte da pessoa o sentimento de julgamento, facilitando desta forma a expressão/comunicação do próprio paciente.

Fontes:

Amiot, C. E., & Bastian, B. (2014). Toward a Psychology of Human–Animal Relations. Psychological Bulletin. Advance online publication.

Giumelli, R. & Santos, M. (2016). Convivência com Animais de Estimação: Um Estudo Fenomenológico. Revista da Abordagem Gestáltica – Phenomenological Studies – XXII(1), pp. 49-58.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close